Curiosidades

Médicos estão prescrevendo música como terapia para doenças cardíacas, disfunção cerebral, depressão e muito mais

Desde os tempos antigos, a música provou ser um componente importante da cultura humana. Desde o seu uso nos rituais cerimoniais até o uso médico moderno para motivação pessoal, concentração e mudanças de humor, a música é um poderoso remédio para a alma humana.

Os cientistas receberam a tarefa de procurar os benefícios que a música tem para nós e as descobertas foram surpreendentes, desde melhorar o humor até ser usado como tratamento em pessoas com Alzheimer. Aqui nós mostramos o mais impressionante, eles certamente vão fazer você amar ainda mais a música.

1. A música ajuda a controlar a pressão arterial e os distúrbios relacionados ao coração.

De acordo com a Sociedade Cardiovascular da Grã-Bretanha, ouvir certas músicas com um ritmo repetitivo por pelo menos dez segundos pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e reduzir a frequência cardíaca. Certas composições clássicas, se combinadas com o ritmo do corpo, podem ser usadas como terapia para manter o coração controlado e prevenir a hipertensão.

2. Ouvir e tocar música ajuda a tratar o estresse e a depressão

A música é um dos melhores medicamentos para o cérebro humano. De acordo com um estudo realizado na Universidade McGill, no Canadá, ouvir música agradável aumenta a produção de produtos químicos benéficos para o cérebro, especialmente a dopamina, um hormônio responsável por nos fazer sentir bem. Este neurotransmissor é ativado pela música, o que nos leva a ter sentimentos de alegria e felicidade.

Além disso, estudos mostram que adultos que tocam música produzem níveis mais altos de hormônio de crescimento humano, que regula a composição corporal, os fluidos corporais, o crescimento muscular e ósseo e o metabolismo de gorduras e açúcares.

3. Musicoterapia ajuda a tratar a doença de Alzheimer.

Devido à doença de Alzheimer, as pessoas perdem a capacidade de interagir e continuar se comunicando com outras pessoas. Segundo estudos realizados em associação com a Alzheimer’s Foundation of America, quando usados ​​corretamente, a música pode mudar de humor, controlar a agitação causada pelo estresse, estimular interações positivas, facilitar a função cognitiva e coordenar movimentos. motores. ”

Pacientes que foram tratados com esta terapia apresentaram resultados incríveis.

4. Estudar música aumenta o desempenho acadêmico

Certamente você já ouviu falar que o cérebro das crianças é uma esponja, porque a exposição precoce à música aumenta a plasticidade do cérebro, ajudando a aumentar a capacidade do cérebro humano de tal forma que responde facilmente ao aprendizado, mudança e crescimento. De acordo com um estudo da UCLA, estudantes que estavam estudando algum tipo de oficina artística e musical tiveram um desempenho muito melhor na escola.

5. Tocar violão, entre outros instrumentos, ajuda no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático.

Um estudo publicado pelo Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA. Nos Estados Unidos, ele mostrou que os veteranos que vivenciaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático ficaram mais aliviados ao aprender a tocar instrumentos como o violão. Desde então, pessoas com essa condição são encorajadas a fazer música como parte de seu processo terapêutico.

6. Estudar música impulsiona o desenvolvimento do cérebro em crianças pequenas

A Universidade de Liverpool realizou um estudo neurocientífico e, de acordo com seus achados, meia hora de treinamento musical é suficiente para aumentar o fluxo sanguíneo no hemisfério esquerdo do cérebro, o que resulta em níveis mais altos de desenvolvimento na primeira infância.

7. A educação musical ajuda as crianças a melhorar suas habilidades de leitura.

O Journal of Music Psychology relata que crianças que frequentam aulas de música que envolvem treinamento em habilidades rítmicas, tonais e práticas, cada vez mais complexas, apresentam desempenho cognitivo superior em habilidades de leitura em comparação com crianças não treinadas musicalmente.

Além disso, a música ajuda a facilitar o aprendizado de idiomas com muito mais eficácia do que a fala.

8. Ouvir música ajuda a melhorar o sono

O Centro de Doenças Cardiovasculares na China afirma que ouvir música antes e durante o sono ajuda muito as pessoas que sofrem de distúrbios crônicos do sono, que podem variar de estresse e ansiedade a insônia.

Agora que você conhece todos esses benefícios, você tem mais motivos para ouvir, aprender e ensinar música.

Matéria extraída do portal Nation

Foto de Clem Onojeghuo no Unsplash

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago