O racismo e preconceito ainda é algo bastante presente na nossa sociedade actual. Ainda assim, as crianças conseguem dar-nos verdadeiras lições de amizade e humanidade ao não escolherem os seus amigos pela cor da pele. Aliás, algumas criam amizades tão fortes e especiais que não só se consideram da mesma família de sangue, como algumas até se convencem de que são iguais, apesar das diferenças óbvias, como o caso de duas meninas – Jia, de pele branca e cabelo loiro, e Zuri de pele negra e cabelo crespo – de 5 anos que se consideram irmãs gémeas.
Desde que se conheceram há cerca de três anos atrás, Jia e Zuri nunca mais se largaram, tornando-se as melhores amigas de sempre. Para reforçar ainda mais a sua relação, as duas quase que partilham o mesmo dia de aniversário, tendo apenas nascido com dois dias de diferença – Jia nasceu a dia 3 de Junho e Zuri a 5 de Junho.
Na realidade, a única grande diferença entre as duas é mesmo a cor da pele, mas não para ambas. E foi precisamente isso que Jia tentou mostrar a uma menina numa festa de aniversário de um amigo em comum quando afirmou que ela e Zuri eram gémeas.
Achando estranho, a pequena respondeu que elas não eram gémeas, o que acabou por fazer Jia chorar. Contudo, esta respondeu de imediato que eram gémeas não só porque têem o mesmo aniversário, mas também porque têem a mesma alma.
(“A minha irmã e a sua melhor amiga pensam que são gêmeas porque têm o mesmo aniversário e esse foi o resultado.”)
Esta afirmação da pequena surpreendeu todos, mostrando o verdadeiro significado da relação de ambas e a forma como estas “olham” para a sua amizade tão especial.
É incrível como duas crianças conseguem fazer algo que muitos adultos não conseguem! Esta é sem dúvida mais uma prova de que o racismo e preconceito não nasce connosco, mas sim é ensinado.
“Elas não vêem a cor. Nós nunca falamos com elas sobre isso, ponto final.”, disse Ashley Riggs Sarnicola, mãe de Jia, ao ABC News.
Via Sábias Palavras
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…