Seja para doenças temidas como o câncer e o Alzheimer ou para aflições crônicas como diabetes ou artrite, 2021 foi um ano de descobertas e avanços.
Além do COVID-19 e do desenvolvimento das vacinas de mRNA criadas para deter a pandemia, os cientistas em todo o mundo continuaram a se concentrar nos problemas arraigados que atormentam nossa saúde há séculos.
Aqui estão algumas das boas notícias no âmbito da saúde que 2021 nos deixa de legado:
Rotineiramente considerada uma das doenças mais temidas, os pesquisadores de Alzheimer saudaram várias conquistas neste ano.
Um neurocientista que escreveu um livro chamado The First Survivors of Alzheimer não está tão focado em medicamentos, mas sim na prevenção do cérebro e está alcançando resultados nunca antes vistos na história do tratamento de Alzheimer.
As descobertas de um novo medicamento que parece restaurar a cognição normal em uma variedade de casos, desde lesão cerebral traumática, perda auditiva relacionada ao ruído e doença neurodegenerativa, parece sugerir, escrevem seus criadores, que a perda cognitiva relacionada à idade pode estar reduzida a um “bloqueio” fisiológico em vez de dano permanente.
Como visto muitas vezes antes, às vezes a melhor nova cura é um medicamento antigo. Quatro medicamentos – dois antiinflamatórios não esteróides, junto com dois anti-hipertensivos, se mostraram eficazes em reverter a doença de Alzheimer e neutralizar os sintomas em ratos que sofrem de vários estágios da doença.
Enquanto houver formas de vida, haverá câncer, mas isso não significa que não podemos aprender como tratá-lo, atacar a causa na raiz e, com sorte, transformar a doença que muitas vezes é fatal em apenas um pequeno incômodo.
Com 12.000 britânicos diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço a cada ano, os resultados de um ensaio clínico de fase III que viu a erradicação completa em alguns pacientes e extensão de vida livre de efeitos colaterais em outros deixou o país animado.
A descoberta de uma molécula de RNA que regula um fator-chave no crescimento das células do câncer de próstata é notável porque o câncer de próstata é um dos mais comuns em homens ao redor do mundo e porque a maioria dos medicamentos funcionam por um curto período de tempo antes que o câncer se torne resistente a isto.
Apesar da consciência gradual dos efeitos nocivos do açúcar e do pão no corpo, o diabetes crônico e o diabetes juvenil continuam a ser um grande problema em nossa sociedade.
Tudo o que é necessário para essa cura potencial livrar um paciente de uma doença autoimune debilitante é um pequeno pedaço de pele adulta do tamanho de uma mosca doméstica. Com os testes do FDA em andamento, centenas de milhares de diabéticos Tipo 1 têm uma chance de cura.
Quase 500 milhões de diabéticos em todo o mundo precisam frequentemente passar pela situação desagradável de furar o dedo para medir os seus níveis de açucar no sangue. Mas agora uma empresa australiana de tecnologia médica tem uma nova solução, um teste indolor.
A artrite deu um passo em direção à cura em 2021.
Uma alternativa aos analgésicos altamente viciantes é oferecer àqueles que se submetem à substituição do joelho uma grande medida de alívio seguro. Muitos pacientes com artrite substituem os joelhos e os quadris na esperança de recuperar alguma medida de mobilidade mais tarde na vida, mas a dor e a rigidez resultantes às vezes só podem ser tratadas com opioides.
A osteoartrite é a forma mais comum e afeta 8,5 milhões de pessoas. As células nasais vêm de uma classe especial de tecidos adaptativos produzidos no cérebro e na medula espinhal que podem ser usados para aliviar a inflamação crônica no joelho e estabelecer a base para um tratamento terapêutico que poupa os pacientes de cirurgias e próteses.
Algumas demonstrações de próteses de órgãos internos chocaram o mundo em 2021, proporcionando um vislumbre do futuro para a anatomia humana.
Um implante de biotecnologia que permitiu a um homem cego de 78 anos ver sua família novamente, na verdade se liga ao interior da órbita ocular de uma forma que nunca tinha sido feita antes.
O primeiro protótipo legítimo do mundo para um rim artificial foi testado com sucesso quando o filtro de sangue e os componentes do biorreator funcionaram juntos, oferecendo esperança aos pacientes com doença renal livre das máquinas de diálise e listas de transplante.
Cientistas de Yale reparam com sucesso a medula espinhal ferida usando células-tronco dos próprios pacientes
Células-tronco preparadas com a medula óssea do próprio paciente foram usadas para reparar medulas espinhais danificadas e restaurar a mobilidade e as funções motoras em mais da metade de um ensaio clínico de Yale.
Um distúrbio autoimune incurável que resulta em perda progressiva da função motora e neurodegeneração, um avanço na MS foi alcançado usando as mesmas vacinas de mRNA que funcionaram tão bem originalmente para interromper a pandemia de COVID-19.
Um anticorpo monoclonal que reduz a quantidade de moléculas inflamatórias que causam uma desregulação hormonal levando ao eczema foi um tratamento gerado por esse achado totalmente surpreendente.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Imagens: Reprodução.
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.