COMPORTAMENTO

Meninas afegãs criam ventilador móvel para ajudar pacientes com Covid-19

Hoje em dia, não saem muitas notícias sobre o Afeganistão que possam ser descritas como positivas, mas uma equipe de gênios  do ensino médio formada essencialmente por menina prova que o país do sul da Ásia é muito mais do que apenas uma zona de conflito.

A equipe feminina de robótica inventou um novo modelo de ventilador barato que ajudará os milhares de pacientes de Covid-19 em sua terra natal, onde há uma falta dessas máquinas nos hospitais.

Na cidade de Herat, a equipe de robótica afegã de sete meninas terminou o projeto de um ventilador móvel de código aberto que custa apenas US $ 700 (R$ 3661,39 atualmente) – em comparação com os US $ 20.000 necessários para comprar um modelo tradicional. A máquina leve pode ser alimentada por baterias que podem funcionar por dez horas.

“Estamos muito satisfeitos por termos dado o primeiro passo no campo da medicina e também podermos servir as pessoas nesta área”, disse à Reuters Somaya Faruqi, 18 anos, membro da equipe de robótica . “Todos os membros de nossa equipe se sentem felizes porque, depois de meses de trabalho duro, conseguimos alcançar esse resultado”.

O ministro da Saúde do Afeganistão aplaudiu a inovação e o impulso das meninas e aguarda ansiosamente a aprovação dos dispositivos pela Organização Mundial da Saúde.

“Agradecemos a iniciativa e a criatividade no setor de saúde do Afeganistão. Depois de aprovados, usaremos esses ventiladores e estamos determinados a contratar empresas para que também possamos exportá-los”, afirmou.

Uma série de conquistas

A Equipe de Robótica para Meninas do Afeganistão conquistou atenção internacional quando, em 2017, viajaram 800 quilômetros de Herat até a capital de Cabul, a fim de obter vistos para a competição de robótica do Primeiro Desafio Global em Washington, apenas para terem os vistos negados sem motivo declarado.

Depois que o clamor público fez com que o Departamento de Estado dos EUA revisse sua decisão, elas reivindicaram medalhas de prata por suas realizações na criação de uma máquina que separava a sujeira da água limpa, mesmo que um embarque de peças para seu design tenha sido retido ao entrar no país.

Depois de Washington, a equipe viajou para a Europa e venceu o Desafio do Empreendedor na competição International Robotex na Estônia.

“Estamos extremamente orgulhosos das maravilhosas realizações da equipe afegã de robótica feminina”, disse o embaixador do Afeganistão no Reino Unido, Said T. Jawad, em comunicado na época.

“Elas são um excelente exemplo para as pessoas em todo o mundo do que pode ser realizado por jovens afegãos se receberem o apoio certo e a oportunidade de se destacar em sua educação”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto destacada: Reprodução/Youtube.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

5 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

7 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

24 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago