As histórias que os nossos pais nos contavam antes de dormir são certamente doces lembranças da sua infância que ainda hoje você guarda com carinho. Mas, infelizmente, nem todos os pais têm tempo para ler histórias para seus filhos antes de dormir.
As irmãs de Delaware, Zaria e Hailey Willard, por outro lado, dizem que sua mãe lê para elas desde que nasceram. É a razão pela qual ambas são apaixonadas pela leitura. É também por isso que elas se sentem tão certas sobre a importância e o prazer de compartilhar sua paixão – e fazer a diferença para outras crianças.
Aos 13 e 8 anos de idade, respectivamente, Zaria e Hailey já estão dando um exemplo fantástico não apenas para seus três irmãos mais novos, mas para crianças que nunca conheceram pessoalmente. Isso porque cinco noites por semana, elas se dedicam a ler histórias no Facebook ao vivo.
“Os pais às vezes trabalham até tarde ou estão cansados demais para contar histórias aos filhos antes de dormir”, explicaram as irmãs . “Não estamos apenas ajudando crianças, estamos dando uma boa pausa aos pais depois de um longo dia de trabalho.”
Lendo clássicos da literatura infantil, as irmãs embarcaram em uma missão para aumentar a taxa de alfabetização com cada leitura ao vivo. Todos os domingos elas vão até a biblioteca local com a tarefa de escolher livros para todas as suas transmissões durante a semana seguinte. E a cada noite, eles se revezam na leitura.
Seus livros favoritos incluem os que promovem a representatividade e a inclusão . “Quando lemos histórias, tentamos usar personagens negros, porque não vemos muito disso por aqui, então estamos aqui para dizer às pessoas que os garotos negros também estão por aí”, disse Hailey .
Enquanto algumas leituras duram apenas alguns minutos, elas significam muito para todos que as assistem, incluindo crianças e pais. As irmãs têm uma audiência de quase 100 usuários do Facebook sempre que entram ao vivo, mas depois, seus vídeos passam a acumular milhares de visualizações. A página delas no Facebook, Zaria X Hailey, está constantemente sendo inundada de mensagens de amor e apoio.
“Fico feliz que isso ajude alguém”, disse Zaria. “Isso me faz sentir bem quando estou online.”
Essas garotas certamente são especiais, não acha? Agora elas estão trabalhando na sua própria série de livros infantis, que será a sobre a família delas. Mas enquanto isso, você pode vê-las lendo de segunda a sexta à noite no Facebook.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução/Facebook.