Em um conto de fadas bem moderno, um menino nigeriano recebeu uma bolsa integral para uma escola de dança de prestígio em Manhattan após ter um vídeo seu viralizado na internet. Nas imagens, ele dança descanço na chuva e dá um verdadeiro show.
O garoto de 11 anos está aprendendo a dançar na Leap of Dance Academy em sua cidade natal, Badagry, na costa nigeriana – e é justo dizer que Anthony Mmesoma Madu tem talento.
Quando a atriz vencedora do Oscar Viola Davis, que acabou de fazer 55 anos esta semana, viu os movimentos de Anthony online, ela twittou: “Lembra-me da beleza do meu povo. Nós criamos, voamos, podemos imaginar, libertamos paixão e amor … apesar dos obstáculos brutais que nos foram colocados! Nosso povo pode voar !!! ”
Cynthia Harvey, diretora artística do American Ballet Theatre Jacqueline Kennedy Onassis School of Dance, na cidade de Nova York, também viu o vídeo, que foi vizualizado centenas de milhares de vezes. Quando ela assistiu, ela também se surpreendeu com as habilidades de Anthony. Ela decidiu então oferecer-lhe uma bolsa de estudos.
A escola – conhecida por sua “atmosfera de elite dedicada ao sucesso de cada aluno” – organizou o acesso à Internet em casa para Anthony, para que ele possa ter aulas virtuais na academia neste verão.
Não é apenas para Anthony que os sonhos estão se tornando realidade. De acordo com a People, seu professor de dança, Daniel Ajala Owoseni, foi incluído no Currículo de Treinamento Nacional da escola americana para instrutores.
A história do professor é incrível. Ele aprendeu sozinho a dançar depois de se apaixonar pelo filme Save the Last Dance aos 13 anos. “Eu basicamente aprendi todos os princípios fundamentais do balé através dos tutoriais do YouTube”, disse o jovem de 29 anos à Vogue. Dez anos depois, ele se tornou um professor autônomo na capital nigeriana de Lagos. Mas ele não conseguiu uma bolsa internacional em lugar nenhum. Inscrevendo-se em escolas por toda a Europa, “Disseram-me basicamente que, como africano, não era elegível para uma bolsa internacional. Parecia uma discriminação explícita.”
Ele e Anthony não têm apenas o amor pela dança em comum. Ambos pretendem quebrar estereótipos e mostrar que o balé é para meninos.
Anthony disse à BBC : “Onde eu moro, não há dançarinos de balé como eu. Quando as pessoas vêem balé, acham que é só para meninas, não sabem que não é só para meninas.
“Quando estou dançando … a sensação que se apodera de mim é como se eu estivesse sonhando.”
Assistir Anthony se atrevendo a dançar através de poças de água é um lembrete para todos de que há esperança e beleza em sonhar.
“Uma criança que mostra tanta dedicação, você só precisa ajudar”, disse Cynthia ao Cincinnati Enquirer. “Se há algo que o mundo nos ensinou, é que temos que inspirar todos os tipos de pessoas e que todos temos muito a aprender uns com os outros. Oferecer oportunidades para Daniel e Anthony é a coisa certa a fazer.”
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Fotos: Anthony Mmesoma Madu – Instagram
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…
É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…
A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…
"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…
Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?