INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Meninos devem ser incentivados a brincar de boneca, defende psicóloga

A psicóloga Luana Menezes, especialista em psicologia infantil, lançou recentemennte o livro ‘Eu só quero brincar’, que trata sobre a masculinidade saudável, tema ainda pouco discutido entre as famílias. Segundo ela, os pais não devem impedir que seus filhos brinquem de bonecas. “Não aceitar ver o filho brincar de boneca é rejeitar o papel do homem cuidador do seu próprio filho”, ela explica.

Em entrevista à revista Veja, a profissional contou que seu filho foi a inspiração para escrever um livro infantil sobre machismo tóxico. “Ao me preocupar com seu desenvolvimento psicossocial e emocional, passei a vivenciar, como mãe, como sofremos com a cultura do machismo tóxico, principalmente na tratativa de meninos, que recebem dessa cultura a crença desde cedo de que devem ser fortes, viris, provedores, protetores.”

Luana Menezes, especialista em psicologia infantil – (./Divulgação)

O livro acompanha a história de Cadu, um menino que não entende os motivos pelos quais seu pai não permite que ele brinque de boneca. “Ao internalizar os valores do patriarcado, o pai se tornou um homem com dificuldade de se expressar, com vergonha de chorar, sem saber como estar próximo afetivamente da família. Ou seja, a sensibilidade reprimida causa sérios problemas emocionais.“, explicou a autora.

De acordo com a psicóloga, a obra reflete sobre a necessidade da desconstrução dos estereótipos para os adultos, que passam a sua visão e crenças para a criança. “A criança é livre de preconceitos e estereótipos, que vão sendo construídos a partir do que ela ouve. No livro, trato o estereótipo de gênero, preconceito generalizado sobre características que homens e mulheres possuem ou deveriam possuir ou das funções sociais que desempenham.”

Para Luana, há estereótipos masculinos que precisam ser combatido. “O homem que deve ser forte e que não pode chorar; ser provedor, o que o afasta de si mesmo afetivamente gerando prejuízos nas suas relações interpessoais… Não aceitar ver o filho brincar de boneca é rejeitar o papel do homem cuidador do seu próprio filho. Se é aceitável a menina brincar de boneca, é porque se entende socialmente que esse lugar é apenas da mulher.”, defendeu a especialista.

A profissional também definiu o que seria a “masculinidade saudável” e explicou como esse conceito pode ser passado para as crianças. “A masculinidade saudável é tudo o que vai em oposição ao machismo tóxico, que herdamos do patriarcado, que entende que o homem deve ser dominante e autoritário diante da família e se manter tendo privilégios sociais, políticos e de liderança. Essa perspectiva pode ser passada por meio da leitura, da busca por conhecimento e diálogo com os filhos a partir desse olhar respeitoso e igualitário a partir da escola.”

Ainda segundo Luana Menezes, nossa sociedade está intoxicadea pelo machismo e sexismo, que associa a sensibilidade a uma característica feminina, portanto, prolifera a irreal possibilidade do menino de se tornar homossexual somente por brincar de boneca. “Enquanto isso, vejo a necessidade de informar de que a sensibilidade é característica de quem é humano, independentemente de gênero. Devemos ter a liberdade de sermos quem somos e sermos respeitados por isso, e não julgados. A brincadeira deve ser livre, é o retrato do que se vive e o desejo do que se quer viver e o desejo vem de dentro. E sim, menino pode sonhar em ser pai e menina pode sonhar em ter seu carro.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Veja.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago