cinema

Merlí: uma série diferente

Nós nunca tivemos tantas séries de televisão à nossa disposição. De fato, falar sobre séries de “televisão” está começando a se tornar uma expressão imprecisa. As novas plataformas para visualização de séries, filmes, reality shows e documentários multiplicaram nossas opções em relação à grade de televisão e seus tempos e dinâmicas.

Dentro de toda a vasta gama de opções, há uma série que conseguiu ensinar, motivar, entreter, entreter e excitar, especialmente a emoção. Sim, isso foi alcançado por muitas séries, mas se tudo isso é conseguido por um protagonista que se dedica a ensinar o assunto da Filosofia em um instituto, então sim, é algo sem precedentes. Nós falamos sobre o Merlí.

Trazendo a Filosofia para as pessoas

Para todos aqueles que estão fora dessa disciplina, a filosofia pode ter uma imagem um tanto cinzenta, áspera demais ou teórica demais. O grande mérito de Merli é que a filosofia é percebida, aplicada, sentida e não apenas lida ou teorizada.

Esta disciplina, para muitos a mãe de todas as disciplinas atuais de conhecimento, é sobre a vida, uma série de questões que giram em torno deles. Portanto, que melhor maneira de mostrar filosofia do que através da própria vida, neste caso, a vida de seu protagonista, que dá nome à própria série.

Como se isso não bastasse, cada capítulo de cada uma das três estações baseia-se na doutrina de um determinado filósofo. De fato, cada capítulo mostra as principais ideias ou teorias de um filósofo, sem que isso altere ao menos o enredo da série. Assim, Merlí nos mostra uma maneira de entender filosofia que é muito mais dinâmica e prática do que estamos acostumados.

Como a própria vida

Merlí é uma série de camadas tragicomédias. O personagem principal, Merlí, interpretado por Francesc Orella, é um professor de filosofia decadente, com imaturo, atitudes sensíveis, às vezes mostrando uma masculinidade mal construída… Mas acima de tudo, autêntico, inteligente e provocante.

No entanto, o que acontece na série também tem a ver com seus outros protagonistas, os alunos. Pouco a pouco, conhecemos as luzes e sombras da vida de muitos dos alunos de sua turma.

De fato, Merlí é um professor diferente porque sua vida pessoal se mistura à vida de cada aluno. É um dos inúmeros exemplos de sua incorreção política, do questionamento dos limites e do sistema em geral. As relações entre o professor e os alunos vão muito além das quatro paredes da sala de aula.

Diverte, sacode, entristece, frustra … É o que esta série provoca. É poderosamente realista, distanciando-se de dinâmicas previsíveis ou de personagens muito superficiais.

O personagem de Merlí

As séries que têm um protagonista principal têm a dificuldade que isto tem que ser muito bem construída. A construção do personagem de Merlí foi praticamente perfeita. Eles conseguiram criar um “herói” com traços diametralmente opostos ao arquétipo do herói clássico.

Nós o vemos corajoso, ousado, mas, ao mesmo tempo, covarde e imaturo. Emocionalmente caótico, mas com um fundo nobre. Sem sinais de hipocrisia moral (talvez uma de suas marcas), Merlí consegue nos seduzir, embora seja muito difícil concordar com ele em tudo.

Vida e morte, doenças, relações íntimas, drogas, amizade … são apenas algumas das questões que essa série única toca. Mas Merlí é alguém que passa por essas questões sem demonstrar solenidade ou drama excessivo. Ele aceita todas essas questões como parte da vida, que pode nos tocar de perto ou não tanto, e que temos que administrar como podemos.

A conexão com cada aluno é tão especial porque o protagonista tem um componente adolescente muito identificável, que o faz se conectar com os alunos e seduz o resto das pessoas. Não tanto em sua linguagem ou em seus interesses pessoais, mas em sua atitude, às vezes hedonista e às vezes irresponsável.

Em suma, esta é uma série que não deixa ninguém indiferente, e que conseguiu tornar algo na moda muito necessário nos tempos em que vivemos: crítica, reflexão, pensamento, aceitação, conhecimento … filosofia. Bravo, Merlí!

Texto traduzido por A Soma de Todos os Afetos do site La Mente es Maravillosa

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago