Adut Akech tem apenas 19 anos, mas sua bagagem é de alguém que já viveu várias vidas. Ela nasceu no Sudão e passou os primeiros anos de vida no campo de refugiados de Kakuma, na fronteira entre o Quénia e o Uganda. Hoje, desafiando todas as probabilidades, é uma das modelos mais conhecidas da atualidade. Seu nome esteve em maior evidência ultimamente após ela ter se tornando o novo rosto da marca Chanel. E Adut usou essa notoriedade adquirida para apontar o que seria, de acordo com ela, um racismo por parte de uma revista australiana, que tinha a intenção de tê-la no receio e na capa de sua edição de agosto.
Em preparação para a Semana de Moda de Melbourne, que começa na Austrália nesta quarta-feira, 28, a revista WHO Magazine publicou uma entrevista com a jovem de 19 anos, mas ilustrou o conteúdo com a foto de outra profissional negra. Decepcionada, a top model compartilhou um desabafo, dizendo que a situação não teria ocorrido com uma pessoa branca.
Na própria entrevista para o periódico local, Adult discorreu sobre moda e carreira, mas também destacou a forma como a sociedade enxerga os refugiados e os negros. Contudo, no lugar de Adut Akech, a revista colocou uma imagem da modelo Flavia Lazarus.
No Instagram, Adut Akech disse que ficou pensando durante dias sobre como abordar o episódio. “Isso me chateou, me deixou com raiva, me fez sentir muito desrespeitada e, para mim, é inaceitável e indesculpável sob quaisquer circunstâncias”, escreveu. “Sinto que minha raça inteira foi desrespeitada também”, acrescentou a modelo.
Ela afirmou ainda que a situação demonstra que, em geral, as pessoas são muito ignorantes e têm mente fechada, por acharem que toda garota negra ou africana tem a mesma aparência. “Sinto que isso não teria acontecido com uma branca”, disse Adut Akech em um trecho do post.
A WHO Magazine se desculpou e afirmou que a foto errada foi enviada pela agência que organizou a entrevista. A jovem enfatizou que o objetivo não foi criticar a empresa em específico, mas uma forma de se expressar publicamente e pedir por mudanças significativas no mercado.
“Quero que seja um alerta para as pessoas que estão dentro da indústria de que isso não está certo e vocês precisam melhorar. Grandes veículos precisam checar os fatos antes de publicá-los”, completou a top model.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Metrópoles.
Foto destacada: Instagram/@adutakech
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…