Convidados na live “Agora é assim?”, do G1, na áultima sexta-feira (19), a Monja Coen e o Pastor Henrique Vieira deram recomendações sobre como enfrentar a ansiedade em tempos de pandemia. O segredo, segundo eles, é meditar e observar o exemplo das crianças vivendo o tempo presente.
O pastor falou sobre sua filha Maria, de dois anos e meio. “Tenho a minha filha me convertendo à sacralidade do tempo presente, para não me deixar sequestrar nem pelos traumas do passado nem pelas preocupações excessivas em relação ao futuro”, ele diz.
“As crianças vivem muito o agora”, explica o pastor. “Quando chora e ri, a criança tem essa sabedoria de viver com integridade e intensidade cada circunstância própria da vida.”
É importante ter fé sem se desesperar, e “as crianças nos ensinam isso de um jeito leve, brincante, lúdico e artístico”, diz o pastor Henrique.
A Monja Coen também fala da importância de viver o presente sem se entregar à ansiedade, e para isso mostra como se preparar para a meditação.
O princípio que ela ensina é o da respiração consciente. “Você ter consciência de como está respirando”, ela explica. “Isso serve para qualquer pessoa, não só do budismo”, afirma a monja.
“Você se senta com consciência com o seu corpo, com alinhamento”, ela descreve. “Quando nós inspiramos, a inspiração é passiva. Mas quando vai soltar, é ativo. E aí abre a glote e solta um som.”
“Isso nos coloca aqui, no presente. É uma consciência do corpo e da mente que é agora. Quando você presta atenção na respiração, tudo que existe é isso. Não tem o antes e depois, é o agora.”
“Você vai se autoconhecendo, se reconhecendo em cada instante”, ela diz. Não que a tarefa de manter os pensamentos no presente seja fácil. “O mundo nos provoca. A mente é incessante e luminosa”, afirma a monja.
“Nós somos puxados, empurrados, por emoções, sentimentos, provocações do mundo. A meditação, o foco, é treinado. A compaixão também pode ser treinada”, ela completa
“No começo a gente tem dificuldade, mas depois é muito prazeroso”, diz a Monja Cohen.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Foto destacada:Oluremi Adebayo no Pexels.
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.