COMPORTAMENTO

Motociclistas escoltam crianças vítimas de abuso até o tribunal para enfrentarem seus agressores

Um grupo de motociclistas dos Estados Unidos virou um poderoso aliado de crianças que sofreram abuso e violência.

A ‘Bikers Against Child Abuse’ (BACA) é uma organização internacional sem fins lucrativos que recruta motociclistas voluntários para oferecer apoio a crianças vítimas de abuso familiar. Eles já atuam á vinte anos, mas agora finalmente estão recebendo o reconhecimento que merecem pelo importante apoio que prestam.

As organizações da BACA estão em todo o mundo, em lugares como Nova Zelândia, Austrália, Canadá e Estados Unidos. Eles passam por extensas verificações de antecedentes e treinamento para lidar com situações sensíveis. Os motociclistas dão à criança seu próprio colete BACA e adotam nomes para crianças, como “Scooter” e “Pooh Bear”. Eles visitam a criança quando solicitados e vigiam a sua casa para impedir que o agressor a invada. Se uma criança for forçada a testemunhar seus abusos no tribunal, os motociclistas escoltarão a criança até o local. E eles fazem isso sem cobrar nada.

O grupo é uma organização sem fins lucrativos e, às vezes, em situações necessárias, o dinheiro sai dos seus próprios bolsos – como quando cinco deles desembolsaram US $ 100 para levar uma adolescente para comprar roupas novas e fazer os cabelos e as unhas no salão de beleza, como maneira de lhe oferecer um momento de alegria depois de tanta tristeza.

A ideia surgiu da simples contatação de que até as crianças sabem que ninguém mexe com os motociclistas. A reputação de serem destemidos e protetores ajuda a fazer com que crianças inseguras e desprotegidas se sintam seguras e acolhidas novamente.

Em 1995, o assistente social clínico e professor John Paul Lilly teve a ideia. Ele estava trabalhando com um garoto que estava com muito medo de sair de casa por causa de bullying. Lilly se reconheceu no problema do garoto – ele próprio foi abusado quando jovem. Mas ele tinha algo que seu cliente não tinha – motociclistas da vizinhança que o ajudavam.

“Eles se tornaram minha família”, diz Lilly. “Eu nunca me senti tão seguro do que quando estava com eles.”

A partir daí, ele teve a ideia para o BACA.

“Os motociclistas têm uma queda por crianças”, explicou Lilly, que anda de moto desde a adolescência. “Não consegui citar um número, mas sei que muitos motociclistas foram abusados ​​quando crianças. Quando eles vêem a chance de intervir e libertar alguns de seus próprios demônios, não pensam duas vezes antes de defender uma criança. Foi apenas um ajuste tão natural.”

“A imagem do motociclista é o que faz com que isso funcione”, diz um voluntário do BACA. “Os jogadores de golfe contra o abuso infantil não teriam o mesmo resultado. A camisa de crocodilo rosa e os sapatos de golfe em pé na calçada não fariam o mesmo efeito.

“Quando dizemos a uma criança que ela não precisa ter medo, ela acredita em nós”, diz outro voluntário. “Quando dizemos a eles que estaremos lá para adefendê-los , eles acreditam em nós.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Tanks Good News.
Foto destacada: Reprodução/WGN9

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago