Para muitas mulheres, a menstruação pode ser um período desconfortável e doloroso, marcado por irritação, inchaço, cãibras, tristeza e cólicas. Esses sintomas, dependendo de sua intensidade, podem dificultar a prática de esportes, idas à praia ou até mesmo entrar na piscina. No entanto, para Carla, que nada semanalmente em uma piscina pública com seu filho, a menstruação nunca foi um impedimento.
A situação mudou quando Carla revelou que sempre nadava sem utilizar absorvente interno. Ela nunca havia pensado que isso poderia ser um problema até compartilhar o hábito com sua irmã, que achou nojento que uma mulher menstruada nadasse sem absorvente interno. “Eu nado todas as sextas-feiras à noite com minha irmã e meu filho”, Carla escreveu no fórum Mumsnet. “Minha irmã me disse que era horrível eu nadar sangrando.”
Carla conta que ficou confusa e explicando que estava quase no fim do ciclo e que sua menstruação estava “praticamente acabando”. “Minha irmã diz que não é justo com as outras pessoas que estão na piscina… há realmente alguma regra sobre isso? Um absorvente interno seria adequado se você quisesse nadar?”
Ela comentou que, ao usar um absorvente interno durante o banho, ele enche de água e se expande rapidamente. Por isso, Carla buscou a opinião das pessoas no fórum Mumsnet, pois a reação da irmã a fez questionar se estava volado alguma norma de etiqueta.
A maioria das pessoas no fórum opinou que Carla deveria usar absorvente interno ao nadar. “Nadar menstruada é bom, mas não sei por que você faria isso sem um absorvente interno,” escreveu uma pessoa. “Sem um absorvente interno, eu ficaria preocupada que estranhos pudessem me ver sangrando na piscina,” disse outra.
Por outro lado, algumas pessoas não viram grande problema na situação. “Ir a uma piscina pública é como tomar um banho muito clorado com um monte de estranhos,” opinou uma pessoa. “Fluidos corporais são parte do acordo.”
***
Fonte: Crescer.
Imagem destacada: Freepik.