No início de setembro, uma situação bastante triste ocorreu em Linares, no Chile: uma idosa foi expulsa da casa pela própria filha durante a quarentena.
Os vizinhos perceberam o que estava acontecendo com Adriana Lobos, 88 anos, e relataram o incidente à Prefeitura da cidade, que decidiu agir.
Em sua conta no Facebook , o prefeito Mario Meza relatou a situação e escreveu:
“Hoje cedo visitamos a Sra. Adriana, que ontem foi expulsa de sua casa pela filha, isso, somado às péssimas condições de tratamento, reflete a lamentável realidade de muitos idosos em nossa comunidade. Como Município NÃO permitir situações como essa. Devemos fazer valer os seus direitos. Eles são a fonte da experiência e merecem todo o respeito não só dos seus filhos e familiares, mas de todos os Linaristas ”.
“Vamos reunir todos os autos e reclamar de quem exerceu violência doméstica contra ela, também apoiaremos ela e sua família em tudo o que solicitarem para melhorar a qualidade de vida de Adriana”.
O Serviço Nacional do Idoso (Senama) também fará parte das ações judiciais. A coordenadora regional, Patrícia Labra, disse que “entramos em contato com o prefeito, que assumiu todas as salvaguardas sociais e sanitárias, para que nos juntemos às ações judiciais cabíveis”, informa o portal da Cooperativa Chilena.
Outra filha de Adriana, que mora em Santiago, foi procurada pelo município de Linares para transferi-la para um centro de recuperação da capital e ficar perto de seus parentes.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Facebook Mario Meza.
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…