Cerca de uma semana se passou desde que o Taleban assumiu o controle do Afeganistão, quando conseguiu tomar Cabul, capital do país asiático. Com o retorno deste grupo islâmico radical e armado ao poder, os olhos do mundo estão voltados para os mais vuneráveis neste caso, principalmente as mulheres.
É conhecida a percepção que esse movimento religioso tem sobre o papel da mulher na sociedade, o que praticamente as priva de todas as suas liberdades e as sujeita a fortes repressões, que podem levar à tortura mortal. Por esse motivo, para muitos ativistas, é importante encontrar uma maneira de ajudar as mulheres afegãs de uma forma ou de outra.
A norte-americana Allyson Reneau, que tem mestrado em relações internacionais em Harvard e é mãe de 11 filhos, acompanhou de perto o que estava acontecendo no Afeganistão.
Reneau, 60, integrou a diretoria do programa Explore Mars, da NASA, onde conheceu um grupo de 10 garotas do país asiático em 2019, durante a conferência Human to Mars.
A partir desse momento, Reneau manteve contato com esse grupo de jovens, com idades entre 16 e 18 anos. Quando o rápido avanço do Taleban para controlar o país começou, ela sabia que precisava agir o mais rápido possível. Ela então decidiu viajar para o Catar para tentar transferir as meninas para este país.
“Lembrei-me de que meu ex-colega de quarto em DC ( Washington ) há alguns anos foi transferido para o Catar. Ele disse que trabalhava na embaixada dos Estados Unidos no Catar e tinha certeza de que seu chefe aprovaria a ajuda às meninas”, disse Reneau à Today.
“Foi um esforço corajoso e heróico da nossa Embaixada dos Estados Unidos no Oriente Médio e de outras que não posso mencionar aqui. Mas, ainda há um segundo grupo de moças que precisam ser evacuadas, e a janela está fechando “, acrescentou Reneau em um post no Instagram.
Graças aos esforços dela, ao fazer toda a papelada para as jovens membros da equipe de Robótica do Afeganistão , elas foram trazidos em segurança de Cabul para Doha, no Catar. Tanto o Fundo de Cidadão Digital quanto o Ministério das Relações Exteriores do Catar falaram sobre o fato em um comunicado.
“O Digital Citizen Fund, a organização-mãe da equipe, está profundamente grata ao governo do Catar por seu excelente apoio, que incluiu não apenas a simplificação do processo de visto, mas também o envio de um avião após a conclusão de voos de ida do Afeganistão. Cancelar repetidamente”, destacou a organização.
Enquanto isso, Elizabeth Schaeffer Brown, membro do Digital Citizen Fund, destacou que “as meninas se ‘resgataram’. Se não fosse pelo trabalho árduo e pela coragem de buscar uma educação, que os colocava em contato com o mundo , eles ainda estariam presos. Temos que continuar apoiando eles e outros como eles”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Allyson Reneau.
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…