Cerca de uma semana se passou desde que o Taleban assumiu o controle do Afeganistão, quando conseguiu tomar Cabul, capital do país asiático. Com o retorno deste grupo islâmico radical e armado ao poder, os olhos do mundo estão voltados para os mais vuneráveis neste caso, principalmente as mulheres.
É conhecida a percepção que esse movimento religioso tem sobre o papel da mulher na sociedade, o que praticamente as priva de todas as suas liberdades e as sujeita a fortes repressões, que podem levar à tortura mortal. Por esse motivo, para muitos ativistas, é importante encontrar uma maneira de ajudar as mulheres afegãs de uma forma ou de outra.
A norte-americana Allyson Reneau, que tem mestrado em relações internacionais em Harvard e é mãe de 11 filhos, acompanhou de perto o que estava acontecendo no Afeganistão.
Reneau, 60, integrou a diretoria do programa Explore Mars, da NASA, onde conheceu um grupo de 10 garotas do país asiático em 2019, durante a conferência Human to Mars.
A partir desse momento, Reneau manteve contato com esse grupo de jovens, com idades entre 16 e 18 anos. Quando o rápido avanço do Taleban para controlar o país começou, ela sabia que precisava agir o mais rápido possível. Ela então decidiu viajar para o Catar para tentar transferir as meninas para este país.
“Lembrei-me de que meu ex-colega de quarto em DC ( Washington ) há alguns anos foi transferido para o Catar. Ele disse que trabalhava na embaixada dos Estados Unidos no Catar e tinha certeza de que seu chefe aprovaria a ajuda às meninas”, disse Reneau à Today.
“Foi um esforço corajoso e heróico da nossa Embaixada dos Estados Unidos no Oriente Médio e de outras que não posso mencionar aqui. Mas, ainda há um segundo grupo de moças que precisam ser evacuadas, e a janela está fechando “, acrescentou Reneau em um post no Instagram.
Graças aos esforços dela, ao fazer toda a papelada para as jovens membros da equipe de Robótica do Afeganistão , elas foram trazidos em segurança de Cabul para Doha, no Catar. Tanto o Fundo de Cidadão Digital quanto o Ministério das Relações Exteriores do Catar falaram sobre o fato em um comunicado.
“O Digital Citizen Fund, a organização-mãe da equipe, está profundamente grata ao governo do Catar por seu excelente apoio, que incluiu não apenas a simplificação do processo de visto, mas também o envio de um avião após a conclusão de voos de ida do Afeganistão. Cancelar repetidamente”, destacou a organização.
Enquanto isso, Elizabeth Schaeffer Brown, membro do Digital Citizen Fund, destacou que “as meninas se ‘resgataram’. Se não fosse pelo trabalho árduo e pela coragem de buscar uma educação, que os colocava em contato com o mundo , eles ainda estariam presos. Temos que continuar apoiando eles e outros como eles”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Allyson Reneau.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…