Dizem que o amor de mãe não tem limites, e um bom exemplo disso é o caso da técnica de enfermagem Marina Gonzaga, de 57 anos, que tomou a corajosa decisão de adotar sozinha o pequeno Murilo, de 11 meses, que nasceu com hidranencefalia e, logo nos primeiros dias de vida, precisou de cuidados médicos.
Ela se apaixonou por Murilo quando integrava a equipe que cuidou dele na UTI neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib).
“Eu o conheci bem pequenininho. Fiquei sabendo que a mãe biológica tinha o desejo de colocá-lo para adoção. Me apaixonei por ele e decidi que queria ser a sua mãe. Entrei com o processo de habilitação para adotá-lo imediatamente, mesmo sabendo que, ao procurar uma família para o Murilo, a VIJ-DF iria respeitar a fila de pretendentes já habilitados”, conta.
O caso de Marina e Murilo é um bonito exemplo de amor incondicional, mas tambpem representa uma excessão no universo das adoções. Ela é uma das nove pessoas que optaram, em 2021, por realizar a chamada adoção monoparental, quando uma pessoa solteira resolve oferecer um lar a uma criança ou um adolescente.
A história é ainda mais especial porque Murilo tem uma deficiência. Inclusive, Marina é uma das sete pessoas que adotou uma criança com necessidades especiais em 2021.
Segundo dados da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara de Infância e da Juventude do DF (SEFAM/VIJ-DF), o quantitativo de adoções pleiteadas por pessoas solteiras ainda é reduzido. Elas representam 10% do total realizado no DF nos últimos quatro anos. Em 2020, das 65 adoções realizadas, quatro foram por pessoas solteiras, o equivalente a pouco mais de 6%. Em 2022, no entanto, já ocorreram três do tipo monoparentais em um total de sete acolhimentos.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Metropoles.
Fotos: Reprodução.
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…