DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Mulheres tem a saúde mais prejudicada com cobranças no trabalho e na família

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) revelou que as cobranças da carreira profissional e dos familiares afetam mais a saúde das mulheres que a dos homens. Publicado no periódico científico Journal of the American Heart Association, o estudo é resultado da pesquisa de doutorado de Priscila Teresa Peranovich Rocco.

A especialista destaca que, para atenderem às expectativas da família e do trabalho, as mulheres cuidam menos de si mesmas e têm menos momentos de lazer. Isso faz com que se sintam mais estressadas, afetando consequentemente sua saúde cardiovascular.

À revista Galileu, o orientador da pesquisa, Itamar de Souza Santos, afirmou que eles não analisaram o porquê de as mulheres sofrerem mais as consequências das pressões sociais do que os homens, mas acredita que os papéis de gênero tenham interferência clara na questão. “A cobrança em relação à dedicação com os familiares ainda é culturalmente maior sobre as mulheres”, diz o especialista.

De acordo com ele, não é só o desejo de realização profissional que torna o trabalho tão importante para as mulheres, mas também a importância de seus salários na renda familiar. “A dificuldade de lidar com um cenário em que as demandas da família e do trabalho são excessivas pode ser, assim, especialmente conflituoso para as mulheres, e levá-las a reduzir o auto-cuidado e a dedicação a hábitos de vida mais saudáveis”, explica Santos.

Gina Price Lundberg, diretora clínica do Emory Women’s Heart Center, nos Estados Unidos, concorda. Em entrevista ao Medical News Today, a especialista, que não fez parte da pesquisa, disse que as mulheres sentem mais que os homens a necessidade de ter uma vida doméstica “estimulante”. “Os homens estão ajudando mais do que nunca, mas acho que as mulheres que trabalham ainda sentem o estresse de tentar fazer tudo”, aponta a médica.

A pesquisa

Para chegarem a essas conclusões, Santos e Rocco analisaram os dados de mais de 11 mil mulheres de seis capitais brasileiras. O estudo faz parte do ELSA-Brasil (Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto), que começou em 2008 e conta com pesquisadores da USP, UFMG, UFRJ, UFBA, UFRGS e UFES. O trabalho tem o intuito de analisar determinantes e fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

“Dentre os potenciais determinantes das doenças cardiovasculares está o estresse psicossocial ligado ao trabalho, e há um grande interesse em compreender como essa modalidade de estresse influencia a saúde cardiovascular”, diz Santos.

Segundo os especialistas, acabar totalmente com esse estado de tensão não é possível, mas a pesquisa pode abrir possibilidades para intervenções dentro do ambiente de trabalho com o objetivo de diminuir os impactos negativos do estresse. Como considerou o pesquisador, “saber lidar com essas situações é importante para reduzir as consequências negativas em nossas vidas”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Revista Galileu.
Imagem destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago