A música tem o incrível poder de manipular as nossas emoções. Através dela podemos, por exemplo, ficar mais alegres ou mais tristes, ou mesmo nos perder em memórias de momentos que, de alguma forma, fazem conexão com a canção que estamos ouvindo. A informação nova é que determinadas músicas têm a capacidade de combater a ansiedade.
Quem garante isso são os pesquisadores da organização britânica Mindlab, que organizaram uma lista com as dez melhores músicas para combater o já considerado mal do século.
A ansiedade, como se sabe, é um sentimento antecipatório de angústia. A pessoa, por vezes, começa a sofrer antes mesmo de a situação acontecer. Por exemplo, a expectativa em relação a um encontro amoroso. A gente cria, na nossa cabeça, inúmeras cenas de fracasso que “provavelmente vão ocorrer”. Mas e se o encontro for bem sucedido? Em casos mais graves, a pessoa deixaria de concretizar o jantar por medo.
No estudo, os neurocientistas analisaram um grupo de voluntários. O desafio deles era realizar atividades de lógica rapidamente. As tarefas foram desenvolvidas para impulsionar os níveis de estresse. Ao longo do processo, os participantes escutavam algumas canções.
Sensores foram colocados nos voluntários para avaliar a atividade cerebral, batimentos cardíacos, pressão sanguínea e ritmo de respiração de cada um. A música que mais ajudou os integrantes a relaxarem foi Weightless, do grupo Marconi Union. Para esse grupo, o nível de ansiedade caiu em até 65% dos participantes.
Outras músicas de Adele, Enya, Mozart e da banda Coldplay também entraram no ranking das dez melhores para combater a ansiedade.
E você, tem alguma coisa que te ajudar a relaxar e enxergar as situações por outro ângulo?
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de EM.
Foto destacada: Getty Images.
A participação do ex-ginasta Diego Hypolito no Big Brother Brasil tem gerado muita preocupação. Segundo…
Estudos indicam que entre 10% e 30% da população já apresentou sintomas relacionados ao esgotamento…
Os especialistas revelam o que pode estar por trás dos gestos e da polêmica escolha…
Se você der a sorte de encontrar este filme no catálogo da Netflix, não hesite…
Estudos recentes e a psicologia nos ajudam a entender por que algumas pessoas são capaz…
A psicologia pode ajudar a entender o que está por trás desse hábito que desperta…