1Não IA

Nada de smartphones e tablets às crianças menores de 2 anos, alerta pediatra

Zero telefones celulares para crianças. Uma associação de pediatras italianos acaba de publicar um documento oficial sobre o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos, em crianças de 0 a 8 anos de idade, pedindo para limitar e ou proibir o uso destes aparelhos.

Segundo estes especialistas, deve ser proibido o uso de smartphones e tablets, nas seguintes condições:

  • antes dos dois anos de idade,
  • durante as refeições
  • e antes dormir.

Os pediatras italianos analisaram as consequências da exposição aos dispositivos móveis, especialmente em crianças pré-escolares.

O relatório que vem depois de muitos estudos se concentrou nos efeitos negativos da exposição precoce e prolongada à tecnologia digital em crianças, desde a má-postura devida ao uso dos celulares, ao desenvolvimento emocional inadequado. Muitas crianças hoje usam tablets e smartphones sem nenhum tipo de freio, e isso pode não apenas interferir no seu crescimento, mas também no aprendizado, no bem-estar, no sono, visão, audição e relacionamentos sociais.

Assim, enquanto na França foram proibidos o uso de telefones celulares em salas de aula, os pediatras italianos em suas diretrizes publicadas no Journal of Pediatrics pedem para limitar o uso destes dispositivos ao máximo de uma hora por dia para crianças entre 2 e 5 anos e máximo de duas horas por dia para aquelas entre 5 e 8 anos.

“Não criminalização das tecnologias digitais, mas como pediatras que se preocupam com a saúde física e mental das crianças, não podemos ignorar os riscos documentados da exposição precoce e prolongada dos smartphones e tablets – explica Alberto Villani, Presidente da Sociedade Italiana de Pediatria. Existem numerosas evidências científicas sobre interações com o desenvolvimento neuro-cognitivo, sono, visão, audição, funções metabólicas, relações entre pais e filhos”.

Pense nisso: telefones celulares distraem a díade pai-filho das interações face a face, tendo um grande impacto no desenvolvimento cognitivo, linguístico e emocional. E não só entre os efeitos colaterais do smartphone, há um total de distanciamento dos pequenos à realidade da vida, porque muitas vezes os pais dão aos seus dispositivos quando eles fazem o trabalho doméstico, para mantê-los quietos em casa ou em locais públicos, durante as refeições ou até para as crianças se adormentarem como se celulares fossem chupetas.

O que os pediatras esperam então é colocar limites nos pequenos e encontrar formas alternativas de entretê-los e acalmá-los. Os pais devem ser os primeiros a dar um bom exemplo limitando o uso dos celulares, porque sabemos que as crianças são grandes imitadoras dos adultos.

Vamos deixar o celular de lado e fazer outra coisa, junto com as crianças. Vamos descobrir o mundo longe da pequena tela!

Texto original de GreenMe

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

1 dia ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

1 dia ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago