COLABORADORES

Não se cobre tanto!

Você já reparou que de um modo geral, esperam que estejamos sempre bem? Existe uma ideia utópica de que temos que dar conta de toda e qualquer demanda que apareça em nosso dia a dia, seja em casa, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro núcleo social que façamos parte.

Mas a expectativa não corresponde com a realidade, se olharmos ao nosso redor, podemos perceber que nem as máquinas trabalham o tempo todo sem uma pausa para manutenção. Por que você acha que tem a obrigação de estar feliz e produzindo o tempo todo? Nada é tão constante assim e não há problema algum nisso.

Em nossas vidas, as vezes passamos por períodos como as estações do ano, vivemos momentos calorosos e animados como o verão, alguns momentos que exigem uma renovação, assim como acontece no outono, quando as árvores trocam suas folhas e apresentam seus frutos, as vezes precisamos passar por momentos instáveis e frios como verdadeiros invernos, mas também temos nossos dias belos e floridos como a primavera.

Em todas estas fases temos a oportunidade de aprender a lidar com as particularidades existentes em cada “estação” e compreender a importância de cada uma delas em nossa vida. Todos nós temos nossos dias bons e ruins, passamos por dias de chuva e dias de sol, até chegar o momento certo para florescer e frutificar.

Tem muita gente adoecendo por se sobrecarregar, por comprar a enganosa ideia de que não pode parar, não pode errar, de que precisa se manter produtivo(a) e constante. Muitos profissionais estão sendo obrigados a se afastar do trabalho com transtornos de ansiedade, depressão, burnout e tantas outras coisas das quais ignoraram todos os sinais que indicavam a necessidade de parar para a manutenção.

Às vezes é mais vantajoso dar uma pausa naquele trabalho que não está rendendo e tomar um café, arejar a mente e depois voltar, do que gastar energia em algo que você não está conseguindo enxergar solução. Em muitos casos tudo o que você precisa é de um tempo para você respirar, relaxar e tentar novamente.

Por isso, não se cobre demais quando não estiver passando por um bom momento, dar o seu melhor não significa consumir toda sua energia vital. Aprenda a conhecer e respeitar seus limites, não crie expectativas de dar frutos no verão ou flores no inverno, tudo tem seu momento certo e ocorre mediante a condições propícias. Mas, lembre-se para florescer é preciso ter passado por todas as estações.

Mas atenção, você não precisa passar sozinho(a) pelo inverno! Família, amigos e até colegas de trabalhos funcionam como uma rede de apoio, fundamental para a manutenção da nossa qualidade de vida emocional, pois proporcionam segurança e conforto quando precisamos. E se achar que o “inverno” está demorando demais, procure um psicólogo e depois compre um filtro solar!

Imagem de capa: Shutterstock/solominviktor

Adilson Filho

Psicólogo Clínico, também atua como Orientador Profissional, pós graduando em Teoria psicanalítica e práticas clínico-institucional. Criador do Blog Vivendo a Orientação Profissional. Observador do cotidiano, apaixonado por gente, músicas, livros e animais

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

23 horas ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

24 horas ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

2 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

2 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

3 dias ago