COLABORADORES

A necessidade compulsiva de comprar tem cura.

O que é oniomania, uma palavra derivada dos termos gregos oné, que significa compra ou aquisição e manía que vem de insânia ou fúria, é uma expressão, pouco conhecida, usada para designar a necessidade compulsiva de comprar. Os indivíduos possuidores dessa mania sentem um enorme prazer em adquirir bens, preenchendo momentaneamente o seu vazio emocional.

Eles compram tudo que avistam pela frente, e após as compras acumulam objetos na tentativa de satisfazer o vazio existencial. Ademais, não percebem que a sensação de vazio precisará sempre mais, como uma maneira de aliviar a angústia. Estima-se que pessoas que têm esse comportamento representem 5% da população geral, que acreditam que estão comprando de acordo com o seu orçamento. Apesar disso, terminam se endividando para manter as aparências diante da sociedade.

Nós seres humanos somos movidos pelo desejo, mas quem explora essa dimensão com sutileza é a publicidade, que com suas técnicas escapistas promete prazer, felicidade e sucesso na compra de um carro novo e até no comer uma fatia de pão com margarina.
A cultura do crédito fácil estimula esse descontrole, onde a vida é pautada em cima do consumo, tornando-se o centro gravitacional da cultura capitalista e do consumismo passivo, como analisou o psicanalista Erich Fromm.

Fromm também constatou que no ponto de vista psicopatológico a solidão e a impotência encontraram na indústria moderna artifícios da felicidade de consumo e estímulos para o rápido alívio psicológico da condição humana, que em seu dinamismo tende a procurar soluções de alguma forma, com possibilidades de satisfação, ainda que ao preço da violência, da neurose e servidão voluntária.

Quando o Ter nega o Ser nasce uma espécie compulsiva de consumo, que visa exclusivamente aliviar a ansiedade ou mesmo a incerteza implícita à nossa modernidade líquida, repleta de sinais confusos, propensos a mudar com rapidez e de forma imprevisível, como identificou o sociólogo Zygmunt Bauman.

Não estamos negando a importância de consumir, pois o consumo é próprio do crescimento social, econômico e na melhoria da qualidade de vida, visto que precisamos comer, vestir, morar, trabalhar, etc, para realizar a manutenção do nosso Ser. Assim, podemos consumir de modo sustentável, levando em consideração a saúde e o meio ambiente.

A necessidade compulsiva de comprar tem cura através da psicoterapia, que ajuda na mudança dessa conduta, descobrindo os fatores que levam a supervalorizar as compras, a fim de encontrar novas fontes inconscientes de prazer, que serão direcionadas à real carência afetiva do sujeito.

É um tratamento multidisciplinar, que pode ser realizado com auxílio psicológico e psiquiátrico, mas que depende do sujeito em querer buscar o equilíbrio entre o Ter e o Ser, possibilitando o espaço para nascimento de sua espiritualidade, que é dar um sentido de conexão com algo maior que si próprio.

Imagem de capa: Shutterstock/William Potter

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

39 minutos ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

2 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago