SAÚDE MENTAL

Nível grave de depressão e ansiedade aparece em 39% dos estudantes de pós-graduação

Estudo feito por pesquisadores da Universidade do Texas com alunos de pós-graduação de 26 países concluiu ser significativa a ocorrência de problemas de saúde mental nos estudantes. Esses alunos têm seis vezes mais chance de sofrer com depressão e ansiedade do que a população em geral. A pesquisa revela que os 41% dos entrevistados apresentaram sinais de ansiedade e depressão em nível moderado, e 39% em nível grave.

Na população em geral, tanto o índice moderado quanto grave são de 6%. Dos mais de 2.200 estudantes que foram entrevistados, 90%eram alunos de doutorado e 10%, de mestrado. Da área de humanas eram 56%; 38%, de ciência e biologia; e 2%, de engenharia.

Vários fatores

Os pesquisadores também cruzaram os dados de estudantes depressivos ou ansiosos com questões ligadas a gênero, ao equilíbrio entre vida e trabalho e à relação do estudante com seu orientador.

No estudo de gênero, os pesquisadores concluíram que os transgêneros pertencem ao grupo mais propenso a enfrentar depressão e ansiedade, com incidência de 55%. Mulheres com os sintomas aparecem em segundo lugar (43%) e, por último, os homens (34%).

Os estudantes foram questionados se concordavam ou não com a frase “Eu tenho um bom equilíbrio entre vida e trabalho”: 55% dos entrevistados que sofriam de ansiedade moderada ou grave, e 55% dos que sofriam de depressão disseram não concordar.

O estudo também registrou estudantes sem sinais significativos de depressão (24%) e ansiedade (21%), embora assumissem não ter equilíbrio saudável entre vida e trabalho.

Os pesquisadores chamam a atenção para a importância que os professores, responsáveis por orientar os estudantes de pós-graduação ao longo do trabalho de pesquisa, exercem sobre eles. Metade dos estudantes com depressão e ansiedade afirmaram não receber atenção ou tutela adequada de seus orientadores.

É preciso agir

O estudo foi publicado na revista Nature e vale ressaltar os comentários que a publicação recebeu. Alguns apontavam o baixo valor de bolsas para o doutorado como catalisador de estresse e ansiedade. Outros, já mencionaram a falta de perspectiva de emprego após a conclusão do mestrado ou doutorado.

Os pesquisadores defendem que, agora que o problema está mais evidente, as universidades

precisam agir. Há, segundo eles,”urgente necessidade de educar professores sobre o impacto da pós-graduação na saúde mental dos estudantes”.

E acrescentam: “Fundamentalmente, dados como os nossos apontam a demanda por uma mudança na cultura da academia para eliminar esse estigma [da depressão e ansiedade], bem como garantir que estudantes não fiquem relutantes em se comunicar abertamente com seus orientadores”.

Imagem de capa: Element5 Digital on Unsplash

TEXTO ORIGINAL DE DESTAK JORNAL

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

4 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago