Orelhas de abano podem ser um problema para quem as possui, podendo causar baixa autoestima e bullying, especialmente durante a infância. Até recentemente, a correção era realizada exclusivamente por meio de cirurgia (otoplastia). No entanto, uma técnica não invasiva chamada Earshutt, desenvolvida pelo cirurgião-dentista Kleyton Valverde, promete o mesmo resultado sem a necessidade de cortes.
“É uma abordagem fechada da técnica convencional de Mustardé [sutura], com deslocamento e expansão da pele da fossa da antélice [parte do pavilhão da orelha], com fixação por fios não absorvíveis, sem ressecação de pele, raspagem ou incisões em cartilagem, sem pontos aparentes ou necessidade de retirada de pontos”, explica Kleyton.
De acordo com o profissional, o resultado é visto de imediato. Ele ressalta que, como em qualquer procedimento estético, pode haver edemas e hematomas. “A técnica é realizada para ser permanente, mas depende do cuidado pós-operatório do paciente, assim como na cirurgia convencional”, explica o especialista.
Kleyton faz questão de destacar que é muito importante que o paciente siga corretamente a orientação de uso de faixa de compressão na região entre três a sete dias após o procedimento.
A técnica é recomendada para qualquer paciente com projeção de orelha a partir dos seis anos. Somente profissionais habilitados e autorizados pelo devido conselho podem realizar o procedimento, que requer cuidados pós-operatórios, incluindo o uso de faixa de compressão na região entre três a sete dias.
Segundo o profissional, os riscos são calculados: “Como em todo procedimento, temos riscos de infecção, inflamações mais encarceradas, que podem ser controlados por medicações e procedimentos realizados por profissionais devidamente capacitados e em local próprio. Deve-se levar em conta que cada paciente necessita de um protocolo específico, por essa razão me dedico há cinco anos exclusivamente em orelhas, adquirindo conhecimento para atender a maioria dos biotipos”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da Isto É.
Fotos destacadas: Reprodução.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…