Novo teste de diabetes mede nível de açucar no sangue sem picadas e sem dor

Um teste de diabetes sem dor, inédito no mundo, poderá em breve estar nas mãos dos consumidores, após US $ 6,3 milhões em financiamento serem destinados para estabelecer a primeira fábrica do dispositivo.

Financiado pela Modern Manufacturing Initiative do governo australiano, a instalação de classe mundial ajudará na transição de duas décadas de pesquisa de laboratório para as prateleiras de varejo para beneficiar mais de 460 milhões de pessoas que vivem com diabetes em todo o mundo.

O físico e líder de pesquisa da Universidade de Newcastle, Professor Paul Dastoor, disse que os primeiros dispositivos devem sair da linha de produção em 2023.

Para pacientes que sofrem de diabetes, que até agora precisavam fazer uma picada no dedo várias vezes ao dia para monitorar seus níveis de glicose, essa concessão não poderia ter vindo em um momento mais apropriado.

Biossensor de glicose pela saliva: como funciona

O teste de saliva torna obsoleto o doloroso teste de picada no dedo para diabetes tipo 1 e tipo 2, representando a primeira grande inovação desde que o teste de glicose no sangue foi desenvolvido na década de 1960.

O professor Dastoor atribui isso, em parte, à inspiração de sua esposa, que como professora primária ajudava crianças sob seus cuidados a monitorar seus níveis de glicose no sangue.

“É um cenário de partir o coração quando o sino do almoço toca e todos correm para o parquinho, exceto alguns poucos infelizes que ficam para trás para entregar seus dedos para exames de sangue em todas as refeições”, disse o professor Dastoor.

“Nossa visão era criar um mundo onde ninguém precisasse passar por isso antes de comer.”

Com concentrações de glicose na saliva 100 vezes menores do que no sangue, era mais fácil falar do que fazer.

“Um dos nossos principais desafios era a absoluta indisponibilidade de glicose na saliva. Ele existe em concentrações mínimas, então você precisa desenvolver uma plataforma incrivelmente poderosa para detectá-lo. A saliva também contém uma infinidade de outras substâncias, então você precisa desligar muitos ‘ruídos’ para garantir que os resultados sejam precisos ”, disse o professor Dastoor.

O professor Dastoor disse que o sensor, de tamanho semelhante a um chiclete e consideravelmente mais fino, era incrivelmente poderoso, detectando substâncias que existem na saliva em concentrações mínimas.

“Com essa plataforma altamente sensível, agora podemos detectar a glicose nos níveis encontrados na saliva, pela primeira vez”, explicou.

Revestido com uma enzima natural – glicose oxidase – o biossensor interage com a saliva, produzindo uma reação que gera uma corrente elétrica. Essa corrente pode ser detectada e medida para revelar níveis de glicose altamente precisos que podem ser fornecidos por meio de um aplicativo de smartphone e os dados armazenados na nuvem.

Outras aplicações

O professor Dastoor disse que o sensor pode ser desenvolvido para aplicação em 130 indicações, incluindo marcadores tumorais, hormônios e alérgenos.

“O biossensor é uma ‘tecnologia de plataforma’, o que significa que será amplamente aplicável para detectar uma variedade de substâncias que identificam uma série de doenças. Já estamos procurando as substâncias que identificam câncer, hormônios e alergias ”, explicou.

O sensor também pode ajudar com novos testes de diagnóstico urgentemente necessários para ajudar a erradicar o COVID-19. (Sua equipe está fazendo parceria com o Instituto Wyss de Engenharia Inspirada na Biologia da Universidade de Harvard para ajudar a desenvolver a plataforma do sensor como um teste COVID não invasivo.)

“O Wyss Institute desenvolveu um revestimento anti-incrustante inteligente que pode ser incorporado à plataforma do biossensor, oferecendo uma nova ferramenta de diagnóstico para COVID-19 que pode ser impressa em tiras de plástico em grande escala.”

“Ver o biossensor nas prateleiras, mudar vidas será imensamente satisfatório, é por isso que fazemos o trabalho que fazemos”, disse o professor Dastoor sobre a próxima etapa da tecnologia inovadora de sua equipe.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto destacada: Universidade de Newcastle.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.