Se você está lendo este texto, há uma grande chance de ser um dos muitos apreciadores de um belo prato de massa. E quem pode te julgar por isso? Desde a tradicional macarronada de domingo com a família até aquele talharim delicioso da sua cantina italiana preferida, a massa está inserida no nosso cotidiano e marcada em nossas memórias afetivas.
Para muitas pessoas, entretanto, comer um bom prato de massa é considerado um prazer culpado, afinal esta delícia da culinária está associada a ganho de peso e a piora na saúde. No intuito de desmistificar essa ideia, Beatriz Botéquio, nutricionista da ‘Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI)’, divulgou cinco razões para comprovar que este icônico hidrato de carbono é sem duvida alguma saudável:
1. Massa não engorda! Um dos maiores enganos sobre o alimento é que engorda por ser rico em carboidratos. Considerando que a alimentação diária é dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche e jantar – uma porção de massa, equivalente a quatro colheres de sopa (105g), pode estar presente ao almoço ou ao jantar e fornece aproximadamente 180kcal. Os acompanhamentos consumidos com a massa é que podem acrescentar muitas calorias, portanto, é importante ficar atento ao tipo de molho utilizado. Evite os que são à base de queijo e natas, e ao invés prefira os molhos de tomate.
2. É sinônimo de saúde. A massa é fonte de hidratos de carbono e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes de carboidratos, ou seja, de cinco a seis porções diárias.
3. Faz parte da dieta equilibrada. A massa é o aliado perfeito para ingerir uma alimentação equilibrada, como legumes e verduras. Está frio? Coloque a massa na sopa de legumes juntamente com uma proteína magra e aproveite a refeição. Está calor e não gosta de comida quente? Uma salada à base de massa com frango desfiado também é muito saborosa. Transforme-se num chef, use a criatividade e crie a sua própria receita.
4. É fonte de energia. Os hidratos são a principal fonte de energia para o organismo humano em todas as fases da vida. Para quem pratica exercício físico, recomenda-se o consumo de massa antes e após os treinos para dar força ou repor o gasto calórico.
5. Massa integral contribui para saciedade e reduz risco de doenças. A massa integral tem as mesmas calorias que a tradicional. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para uma maior saciedade, atenuando assim a sensação de fome por mais tempo. Além disso, a ingestão diária de fibras ajuda a reduzir o risco de câncer da mama e de próstata, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.
Dados todos estes motivos, só resta uma coisa: Se deliciar com um fabuloso prato de massa de sua preferência – com moderação, é claro!
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: Reprodução.
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…