“Aparentemente, não é o meu tipo de pessoa”, tantas vezes ouvimos essa desculpa para justificar uma separação inesperada.
Certamente seus amigos ou conhecidos já disseram isso ou você mesmo já pensou algo do tipo. E, olhando de fora, parecia um relacionamento perfeito, não é? Às vezes, não conseguimos entender por que o amor tão perfeito à primeira vista morre de repente.
O Incrível.club encontrou uma das explicações para este fenómeno. O famoso psicólogo Jed Diamond, após 40 anos de pesquisa clínica, concluiu que a maioria das pessoas encontra sua ’meia laranja’, sim. Só que para que essa história vire um suco delicioso e o relacionamento dê certo, é preciso superar cinco fases inevitáveis da vida a dois. O problema é que a maioria e se detém na terceira. Vejamos do que se trata.
A paixão é a fase na qual você se sente extasiado pelos hormônios da felicidade. Nesse momento você projeta todos os seus desejos e expectativas no seu parceiro. Nessa fase, seu parceiro é uma pessoa basicamente perfeita, que não tem defeito. Acredita que sempre vai realizar qualquer desejo seu, crê em cada palavra que diz e sonha com o amor eterno, rejeitando as dúvidas dos céticos. É um momento ’Romeu e Julieta’, meio adolescente, mas pelo qual todo casal acaba passando, mesmo aqueles formados por gente mais velha.
É o casamento ou a união estável. Nessa fase, o amor torna-se mais forte, vocês já não têm encontros, mas oficialmente começam a viver juntos. Conhecem um ao outro muito melhor, começam a influenciar todos os aspectos da vida do outro. É o momento de união e alegria. É provável que tenham os filhos que tanto desejavam ter, o que reforça ainda mais o relacionamento. Você se sente protegido e amado. E certamente supõe que encontrou sua alma gêmea e que é o ’destino’, que nada neste mundo poderia fazê-lo mudar de ideia.
Este é o momento onde todas as esperanças são destruídas. É a fase em que surge a sensação de que os sentimentos estão desaparecendo, que o outro está se tornando demasiado previsível e seu comportamento começa a irritá-lo. Você quer dar uma pausa no relacionamento. Ou até mesmo aceitar que ’nunca foi seu/sua’. Coisas como essas acontecem, certo? Por que se torturar e torturar a pessoa com quem você estava feliz faz tempo. Faz tempo…
Se você conseguir superar a terceira fase com segurança, chega a seguinte: apagam-se as ilusões que você estava projetando em seu parceiro. Agora na sua frente não é a pessoa que você imaginou e queria ter a seu lado, mas uma pessoa real. Aceite e, sobretudo, compreenda todas as suas desvantagens. Os parceiros ajudam um ao outro e passam para o estágio do amor real.
Com o entendimento de que aprenderam a superar todas as suas diferenças e mal-entendidos e de que encontraram uma ligação profunda e forte no relacionamento, compreendem que ambos têm força para mudar qualquer coisa neste mundo. Não só vivem juntos, mas vivem juntos para um propósito. Trabalhar juntos, escrever, criar… o que for. Em seguida, começarão a trabalhar e a pensar como um só e, ao superar todas as etapas, podem dizer com 100% de certeza: “É a pessoa certa”.
Fonte: menalive
Tradução e adaptação Incrível.club
Produzido com base em material de
Jed Diamond
Imagem de capa: Shutterstock/PMN PHOTO
A nova minissérie da Netflix apresenta o público a uma história engenhosa e surpreendente que…
O longa-metragem tem sido muito elogiado por críticos por sua capacidade de emocionar e educar,…
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.