Somos humanos porque estamos em constante interação com outras pessoas. Por isso é tão desconcertante e prejudicial ser tratado com indiferença. A indiferença se manifesta quando uma pessoa trata a outra como se não existisse, a ignora ou limita suas conversas a respostas simples.
A seguir enumeramos alguns efeitos prejudiciais que a indiferença pode causar:
– Provoca uma forte tensão mental. Se não soubermos o que a outra pessoa pensa, se não pudermos “lê-la”, a mente fará o esforço de qualquer jeito para decifrar a outra pessoa com a escassa ou nula informação disponível. A médio e longo prazo, esta atitude provoca ansiedade, a busca por novas respostas e estresse, que se traduz em tensão mental.
– Provoca confusão. A indiferença quebra um mecanismo básico na consciência humana: o mecanismo de ação e reação. Cada vez que agimos de uma certa forma esperamos que a outra pessoa reaja de acordo. Embora às vezes esta reação não seja a que esperávamos, é muito difícil compreender a ausência total desta. A comunicação se torna impossível e a tentativa de interagir se faz forçada e desgastante.
– Provoca uma baixa autoestima. Sem obter nenhum tipo de resposta desta pessoa, corta-se qualquer tipo de retroalimentação que poderíamos ter. Nas etapas de formação da personalidade isto pode repercutir gravemente na autoimagem. É provável que aquela pessoa que recebeu indiferença nesses períodos chegue a pensar que não vale a pena interagir com ela, dando lugar a uma forte insegurança.
Embora ninguém tenha a obrigação de nos dar atenção, sempre aspiramos estabelecer um relacionamento de constante interação com nossos seres queridos: família, amigos, casal. No caso de receber indiferença por parte de alguém importante para você, procure deixar isto claro:
Romper um relacionamento de indiferença dará a você uma nova perspectiva de mundo e potencializará o seu desenvolvimento.
Imagem de capa: Shutterstock/YuriyZhuravov
TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA
“O que aconteceu comigo poderia ter sido fatal. Quero que as pessoas saibam que produtos…
Os filhos do meio, muitas vezes retratados como os “esquecidos” das famílias em memes e…
Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…
“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…
Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…
Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…