COLABORADORES

O estranho que habita em mim

“Não sei, não sei. Não devia de estar relembrando isto, contando assim o sombrio das coisas. Lenga-lenga! Não devia de. O senhor é de fora, meu amigo mas meu estranho. Mas, talvez por isto mesmo. Falar com o estranho assim,
que bem ouve e logo longe se vai embora, é um segundo proveito: faz do jeito que eu falasse mais mesmo comigo…”

(João Guimarães Rosa – Grande Sertão: Veredas)

À primeira vista pode ser de se estranhar o fato de um sujeito procurar um “estranho” para compartilhar sua história, seu sofrer, suas dores e amores. Entre o paciente e o analista cria-se um relacionamento que produz intimidade e confiança por parte do paciente. E, ao mesmo tempo, para fazer um bom trabalho, o analista precisa manter certo distanciamento, retirando-se afetivamente
da relação.

Exatamente por isso que trata-se de uma relação profissional, diferente de todas as outras relações que o sujeito estabelece na sua vida: no setting terapêutico não há certo e errado, proibido e permitido no que diz respeito às palavras. Quanto mais espontâneo e sincero o paciente conseguir ser em seu dizer de si, mais ele terá êxito em sua autoanálise.

E isto não é para qualquer um: despir-se de suas amarras, adentrar-se nos recônditos de sua mente requer a coragem para ver-se e rever-se. Durante este percurso, o analista acompanha o paciente ao revisitar os capítulos de sua história, sente o que o paciente está sentindo, experiencia a vida junto com ele, sob o seu olhar…No entanto, tem o único propósito de
compreender o paciente e devolver esta compreensão a ele, refletida como que em um espelho, sem deixar-se envolver-se pelas emoções dolorosas que ali os circundam.

Não se trata de algo simples, pois o que é da ordem do humano exige certa complexidade: o sujeito está em constante construção, refinando seus valores e tendo de se adaptar às constantes transformações que a vida em sociedade impõe. Mas, penso que tudo o que vale mesmo a pena exige sacrifícios, e abrir mão de certas coisas para conquistar outras é algo difícil de se encontrar nos dias de hoje. Por isso mesmo há algo que deverá estar presente no paciente que se propõe a iniciar sua autoanálise: o desejo. Desejo de autoconhecimento, desejo de responsabilizar-se, desejo de mudança.

Ao dar voz ao paciente e favorecer que seus recursos internos venham à tona, o analista oferece a ele a possibilidade de encontrar novas maneiras de enfrentar a vida. Por fim, o “estranho” que importa ao paciente pode estar mais presente nele mesmo do que no analista. E, sem esta estranheza não há o desejo de mudar e, portanto, não há análise.

Audrey Vanessa Barbosa

Psicóloga clínica de abordagem psicanalítica na cidade de Limeira-SP; possui Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela FCA- UNICAMP; ministra palestras com temáticas voltadas ao desenvolvimento humano. Também possui formação em Administração de Empresas e experiência na área de RH (Recrutamento & Seleção e Treinamento e Desenvolvimento).

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

9 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

11 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

1 dia ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

1 dia ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago