Em um texto publicado em seu blog no UOL no início do mês, o médico psiquiatra Luis Sperry tocou em um tema sensível, que tem o potencial de gerar acaloradas discussões: Como a expansão de diagnósticos tem beneficiado alguns profissionais da Psiquiatria.
Sperry inicia seu texto falando sobre o aumento no número de casos de transtornos mentais ultimamente, trazendo como consequência mais consultas, mais internações e muito mais medicações. “De modo irregular, mas constante, a psiquiatria vem saindo do espaço da obscuridade e chegando lentamente a parcelas cada vez maiores da população. Alguns saúdam isso como um dado positivo, mas tenho cá minhas reservas.”, disse o médico.
O psiquiatra ainda cita em seu texto o artigo de John Horgan na Scientific American, “Pode a Psiquiatria se Curar Ela Mesma?”, que apregoa que é necessário menos foco em ganhar dinheiro e mais em ajudar as pessoas. John Horgan ressalta que ao longo de seu percurso científico no último século, a psiquiatria muitas vezes esteve associada a práticas torpes como o coma insulínico e a lobotomia, e nem sempre pelos melhores motivos.
Ainda de acordo com John Horgan, a Psiquiatria atual promete demais e entrega pouco, em um conluio com os laboratórios e parte da mídia, ávidos por vender novos medicamentos e novidades sensacionalistas.
O médico psiquitra Luiz Sperry finaliza seu texto cravando: “Uma parte das pessoas de fato se beneficia, mas tem um monte de gente ganhando muito dinheiro vendendo doenças e tratamentos com finalidades menos cristãs do que apregoam.”.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Blog do Luiz Sperry.
Foto destacada: iStock.
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…