Resiliência

O perigo da institucionalização na autonomia dos indivíduos

Organizar é padronizar. Padronizar é homogeinizar. Homogeinizar é tornar semelhante ou até igual e, para fazê-lo, características isoladas devem ser suprimidas e até eliminadas porque elas podem se tornar uma anomalia, um desvio que causa um risco não controlado.

A frase acima parece coerente num sistema de produção de peças e produtos que devem se adequar perfeitamente para que sua função seja executada com excelência, para que haja qualidade máxima e segurança como no caso de materiais automotivos que devem executar funções específicas. Mas, e se a padronização acontecer com relação ao comportamento humano? Seria ainda essa premissa verdadeira?

Os estudos realizados ao longo das últimas décadas e que acompanharam pacientes institucionalizados por longos períodos, pessoas que passaram muitos anos de sua vida dentro do sistema prisional ou mesmo a institucionalização decorrente das padronizações exigidas dentro do sistema fabril pós revolução industrial mostram que, a longo prazo, devido a diminuição da autonomia, as pessoas institucionalizadas tornam-se pouco criativas e dependentes. Embora a afirmativa seja generalista, é possível dizer que para sobreviverem dentro de um esquema pré-determinado, as pessoas precisam abrir mão de características pessoais ligadas a criação e mudança, pois cultivá-las nesses ambientes é algo visto como desvio a organização, funcionalidade e produtividade do local.

O ser humano, entretanto, possui dentro de si uma natureza que busca sentido em suas ações e, quando desprovido dessa possibilidade, tende a perder a motivação e o encantamento por suas ações aumentando a probabilidade do absenteísmo no trabalho e de quadros depressivos e ansiosos frente ao descontentamento com a realidade vivida e a impossibilidade de mudança.

Outro complicador é o tempo em que a pessoa passa institucionalizada pois, quanto maior o tempo dentro de um mesmo sistema, mais difícil é para a pessoa a mudança e readaptação posterior em qualquer outro lugar, uma vez que a pessoa, mesmo insatisfeita, pode não conseguir mais se adaptar a novas possibilidades de realidade diferentes das que viveu ao longo de um período significativo de tempo.

O desafio, então, mesmo dentro de locais onde a maioria dos comportamento são padronizados, é a possibilidade de momentos criativos. Aulas de artes, esportes, hobbies e outras atividades que permitam  momentos espontâneos podem ser considerados redutores de danos.

Quanto mais evoluído o local, maior o entendimento da necessidade de autonomia da pessoa, mesmo que inserida dentro de um sistema maior.

 

Josie Conti

JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332

Recent Posts

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

2 horas ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

3 horas ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago