SAÚDE MENTAL

O que causou a insanidade e morte de Nietzsche?

Um artigo publicado na Acta Psychiatrica Scandinavica reconsidera a loucura e a morte do filósofo Friedrich Nietzsche, que comumente se pensa ter morrido de neurossífilis.

Em contraste, os autores do novo estudo sugerem que Nietzsche morreu de demência frontotemporal – um tipo de demência que afeta especificamente os lobos frontal e temporal.

Embora muitas pessoas tenham “diagnosticado” figuras históricas em retrospectiva, este estudo é diferente, na medida em que os autores revisaram notas médicas reais de Nietzsche à luz do que se sabe sobre a progressão da sífilis e demência hoje.

“Mais de 100 anos após sua morte, Friedrich Nietzsche continua a ser uma das figuras mais controversas da história da filosofia. Seus escritos contêm algumas das mais profundas declarações filosóficas do século 19, e foram excepcionalmente influentes. No entanto, elas também expressam ambiguidades e contradições, que deixam perplexos os estudiosos, ainda discutindo sobre o seu significado e intenção. Tais ambiguidades se refletem não só na vida de Nietzsche, mas também em sua doença terminal e morte.

Na sequência de um surto psicótico em 1889, com a idade de 44 anos, ele foi internado no manicômio de Basileia e em 18 de janeiro de 1889 foi transferido para o manicômio de Jena. Ele permaneceu na escuridão demente até sua morte em 25 de agosto de 1900. Na Basileia, o diagnóstico foi de paralisia geral do insano(neurossífilis). Este diagnóstico foi confirmado em Jena e ainda é amplamente aceito. No entanto, mesmo alguns dos contemporâneos de Nietzsche duvidavam disso. A falta de certeza sobre a sua infecção luética, a longa duração da doença e algumas características clínicas levam-nos a questionar o diagnóstico de paralisia geral do insano.

Neste estudo, nós reconstruímos a anamnese [história clínica] da doença de Nietzsche e revimos a apresentação clínica. Em seguida, observamos a história natural da paralisia geral do insano como foi na virada do século 19, e sugerimos um diagnóstico alternativo, ou seja, de demência frontotemporal (DFT), que tem sido caracterizada em detalhes apenas nas últimas duas décadas.”

TEXTO ORIGINAL DE PSICOATIVO

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

5 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

6 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

1 dia ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago

Saiba o que é filofobia, a nova tendência de relacionamento que está preocupando os solteiros

Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…

2 dias ago

‘Mal posso esperar para ficar cega’; diz portadora de síndrome rara cansada de alucinações

Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…

2 dias ago