O que é mucosite, complicação que atingiu Fabiana Justus e Isabel Veloso em tratamento de câncer

Recentemente, dois casos de pacientes em tratamento oncológico ganharam destaque na mídia, envolvendo as influenciadas Fabiana Justus e Isabel Veloso. Apesar das disparidades nos diagnósticos, idade e outros fatores que costumam influenciar os tratamentos, ambos enfrentam uma mesma complicação após passarem por transplantes de medula óssea: a mucosite.

A mucosite é uma condição considerada comum. Ela causa forte incômodo nos pacientes atingidos, como foi relatado pelas influenciadoras.

Segundo a estomatologista do Grupo Oncoclínicas, Dra. Renata Ferrari, a mucosite é “uma lesão caracterizada por inflamação e até mesmo úlceras em cavidade oral, podendo se estender a todo trato gastrointestinal”.

“É uma complicação que impacta bastante na qualidade de vida do paciente e pode gerar adiamentos e até mesmo interrupções do tratamento oncológico”, explicou a médica.

A inflamação, considerada uma “reação adversa”, é comum em pacientes submetidos à radioterapia na região da cabeça e do pescoço, assim como Fabiana e Isabel, e também naqueles que passam por quimioterapia e transplantes de medula óssea.

A mucosite pode ser causada pela toxicidade dos medicamentos utilizados no tratamento, bem como pela interrupção do fornecimento de sangue para as células que revestem a mucosa. “Algumas classes de medicamentos quimioterápicos podem tratar danos diretos às células da mucosa, levando à sua inflamação e, até mesmo, laceração. Da mesma forma, a radioterapia pode causar danos pela exposição”, esclareceu a especialista.

Antes de passarem por um transplante de medula óssea, os pacientes geralmente recebem altas doses de quimioterapia, como relatado recentemente por Fabiana Justus. “Em casos de transplante, a mucosite pode ocorrer como uma complicação do procedimento”, explicou a médica.

“O condicionamento do pré-transplante geralmente inclui altas doses de quimioterapia e até mesmo uma radioterapia concomitante”, acrescentou a estomatologista. “Esse procedimento pode danificar a células da mucosa, levando ao desenvolvimento da mucosite”, concluiu.

***
Fonte: Rádio Itatiaia






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.