“O que você quer ser quando crescer?”
Essa pergunta não é tão simples de ser respondida. Segundo uma pesquisa noticiada ano passado apenas 53% dos alunos que entram no ensino superior concluem; 65% das pessoas dizem fazer o que não gosta. Essas duas pesquisas nos mostra a importância de uma escolha eficiente da profissão que irá seguir, para que não ocorra perda de tempo e dinheiro em um curso não desejado e nem uma perpetua insatisfação com seu trabalho.
Há uma série de fatores que contribuem para essa resposta como aptidões, crenças, questões financeira e influência de pais e amigos. Por isso, procuram ajuda profissional para ajudar nessa escolha. Mas você sabe o que é orientação profissional?
Orientação profissional, como o nome sugere, é um serviço onde o profissional auxilia o cliente em sua escolha. Mais do que dar apenas uma resposta de qual profissão seguir, ele auxilia no processo de decisão para que o cliente tome sua decisão de forma confortável e segura.
A orientação é direcionada para estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, os quais tem a oportunidade de escolher sua carreira profissional através dos cursos técnicos; para vestibulandos e estudantes dos últimos anos do ensino médio que terão a decisão de qual curso superior fazer; aos universitários que se encontram indecisos sobre suas escolhas; ou, até mesmo, adultos que sintam a necessidade de um auxilio sobre a orientação de sua carreira.
As atividades podem ser desenvolvidas em grupo, possibilitando a utilização em escolas, ou individualmente. Um ponto importante a ser considerado a participação dos responsáveis, eles cumprem papel importante na escolha dos jovens e muitas vezes também se encontram perdidos em como ajudar seus tutelados nessa escolha.
O processo de orientação profissional constituem das seguintes etapas:
1- autoconhecimento: no qual o cliente ira se conhecer, conhecer suas facilidades, interesses e limitações, e definira seus objetivos.
2- conhecimento da realidade profissional: a partir de conhecer suas habilidades ira descobrir profissões que tenham a ver com elas e como é a realidade dessas profissões, o mercado de trabalho;
3- apoio à tomada de decisão: por último, a tomada de decisão.
Para isso o profissional psicólogo utiliza de métodos, técnicas e instrumentos. Como por exemplo, testes profissionais regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia e entrevistas.
Muito pouco se tem valorizado esse processo, por acreditar ser uma perda de tempo e dinheiro, um gasto desnecessário. No entanto, é exatamente o contrário um jovem que toma sua decisão profissional de forma segura, será um profissional que economizou tempo e dinheiro em sua formação, por não ter passado por outras profissões que nada tinha a ver com seu perfil, e hoje é bem sucedido, já que faz o que gosta.
FONTES UTILIZADAS:
http://abrhba.org.br/noticia/70-estao-insatisfeitos-com-o-trabalho-revela-pesquisa
http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/por-que-sobram-tantas-vagas-no-ensino-superior-brasileiro-2my0uov9b31b1tvri0xrw92z2
Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…
Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…