Uma massa de ar polar seca provocou neve e geada no Sul do Brasil recentemente, além de levar estados do sudeste do país a baixas temperaturas. A previsão é de que essa massa de ar frio deve continuar se alastrando com intensidade no país ao longo da próxima semana e tem potencial para ser uma das mais severas deste século. De acordo com modelos numéricos analisados pela MetSul Meteorologia, haverá uma erupção de ar gelado com magnitude raramente vista na história recente.
Entre a terça e a quarta-feira, este ar polar deve chegar ao Brasil, fazendo com que as temperaturas cheguem a -10°C e sensação térmica de até -25°C entre quarta e sexta-feira da próxima semana, no Sul do país, com a probabilidade de neve.
Os modelos têm indicado valores muito baixos no nível de 850 hPa não apenas no momento inicial do ar frio, por um ou dois dias como costuma ocorrer, mas para o período da quarta-feira até sábado da semana que vem.
A massa de ar polar projetada pelos modelos é de tamanha intensidade que serão muitos dias consecutivos com temperatura média diária (calculada pelas mínimas e máximas) excepcionalmente baixas. O período de quarta até o sábado da próxima semana deve ser o mais gelado com máximas bastante baixas no período da tarde.
Uma preocupação da MetSul neste evento, considerando a perspectiva de vento e de frio abaixo de zero em muitos locais, é o alto risco de que se produza a chamada geada negra. Trata-se de um fenômeno em que se dá a morte de vegetais por congelamento.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Um Só Planeta.
Foto destacada: SOPA Images/ Getty Images.
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…
A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!
"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.