Se você tem problemas para tratar com alguém está destinado a se reencontrar com essa pessoa até que os resolva, rompendo estas amarras e deixando ir os mal-entendidos, os pesares, as tristezas.
Todos nós, de algum modo temos alguma questão não resolvida. Um passado que nos traz à tona uma recordação, seja de uma palavra, seja de uma reminiscência do ontem escondida no nosso cérebro.
A Psicanálise vem nos explicando que cabe às pessoas “enterrar” alguns eventos traumáticos ou incômodos vindos das camadas mais antigas de nossa mente.
Longe de escondê-los no canto mais escuro do armário de nosso cérebro, esses eventos de nosso passado vêm à tona como a fumaça de uma chaminé… deixando um impacto imperceptível no nosso presente.
Não é fácil. O que deixamos para resolver nos acompanha e afeta a nossa personalidade e nossas emoções.
Falamos, por exemplo, de uma relação afetiva que terminou sem uma despedida, sem uma explicação.
Nos referimos também àqueles vínculos complexos com alguns familiares, com amigos que deixamos ir. Inclusive, àquelas palavras não ditas, ou àquelas oportunidades que, por medo ou indecisão, deixamos escapar.
Propomos a você refletir sobre isso.
Os problemas a tratar são como limites nos caminhos da nossa vida. São trincheiras que temos que saltar com esforço enquanto deixamos certas coisas para trás.
Coisas das quais voltamos a olhar para trás várias vezes.
Estamos, sem dúvida, ante um dos mal-estares psicológicos mais comuns, onde se concentra também certa frustração, tristeza, amargura, e até nostalgia.
Explicaremos a você agora como devemos enfrentar essas situações tão comuns.
Poderíamos dizer que o melhor para resolver aqueles assuntos a tratar é fazer uma ligação, uma visita, ficar com esse alguém e conversar.
O que devemos fazer nesses casos? Pois bem, a primeira coisa é saber que todos os problemas a tratar se resolvem primeiro no lugar mais importante: em nosso interior.
Manter o equilíbrio em nossa mente e em nosso lado emocional é o primeiro passo para desativar o peso dos assuntos a tratar.
Para que nos liberemos desta carga, essas verbalizações podem nos ajudar a promover um despertar interno, para assim poder abrir novos horizontes.
Sugerimos que você reflita sobre esses temas para conseguir pôr um fim nos assuntos a tratar e enterrá-los de forma definitiva.
Tal como nos explica Mihály Csíkszentmihályi em sua teoria do fluxo, a vida é movimento. É deixar-nos levar por uma mente capaz de conectar-se com a atividade cotidiana para assim apreciar o que é importante “no aqui e agora”.
O ontem e os assuntos pendentes formam parte de um passado no qual temos aprendido e temos adquirido uma lição para ser muito mais sábios neste presente e para avançar de forma mais madura.
Seu passado não foi fácil. Seu presente se resume em duas palavras: superação e coragem. Agora, o seu futuro deve ser o reflexo de uma palavra preciosa: esperança. Deixe ir embora o que já não tem cura, o que já está perdido, o que é caduco e ponha todas as suas energias e confiança no que está por vir.
Você é o arquiteto da sua vida, é o único e o maior herói de sua história. Não permita ser escravo de quem lhe fez mal, cativo de um passado que só acontece em sua mente para lhe prejudicar. Levante-se com responsabilidade para semear fortaleza, otimismo e dignidade em seu presente para assim ser mais feliz.
Você tem o poder de alcançá-lo.
Imagem de capa: Shutterstock/Realstock
TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…