Estima-se que até 2030 a depressão afete mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. É possível que haja 100 tipos de depressão diferentes, que alcançam todas as classes sociais, gêneros, raças ou etnias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge atualmente 12 milhões de brasileiros. E os dados do Ministério do Trabalho apontaram que foram 576,6 mil afastamentos por transtornos mentais em 2020.
O estrago da Covid-19 na saúde mental é descomunal, onde aumentou os impactos da depressão no Brasil e no mundo, deixando cicatrizes psicológicas, que afetam crianças, jovens e adultos. Mas as mulheres pelo estresse e os pobres por questões econômicas são os mais atingidos pela depressão na pandemia.
A depressão é uma tristeza profunda e prolongada, que gera ansiedade, produz alterações no sono, distúrbios alimentares, irritabilidade, fadiga e ideações suicidas, desordenando todas as dimensões da vida.
Por isso é difícil identificar as causas dessa doença, sendo necessário um diagnóstico profissional, capaz de orientar o melhor tratamento, que pode ser terapêutico, psiquiátrico ou farmacológico, permitindo que 70% das mortes associadas à depressão sejam evitadas.
O neurobiólogo israelense Alon Chen afirmou que os fármacos atuais contra a depressão são os mesmos de 50 anos atrás. O problema não é que eles sejam antigos, mas porque estão deixando de funcionar.
Chen alertou que precisamos de novos tratamentos e um melhor mapeamento do cérebro, já que a sua depressão e a minha podem ter os mesmos sintomas, porém, são totalmente distintas em nível genético, ambiental e social.
***
Photo by Ben Blennerhassett on Unsplash
Uma influencer australiana foi presa sob a acusação de envenenar uma criança de um ano…
"Vou tá sempre aqui pra te ajudar e te apoiar em tudo.”, disse o rapaz.
Filha da cantora Simony com o rapper Afro-X, Aysha tem impressionado os fãs pela transformação…
A atriz de 54 anos e a empresária Adriane Bonato estão juntas desde 2022.
Sheila Fox tinha apenas 16 anos quando desapareceu sem deixar vestígios em 1972.
O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (6), em Maués, no Amazonas.