Estima-se que até 2030 a depressão afete mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. É possível que haja 100 tipos de depressão diferentes, que alcançam todas as classes sociais, gêneros, raças ou etnias.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge atualmente 12 milhões de brasileiros. E os dados do Ministério do Trabalho apontaram que foram 576,6 mil afastamentos por transtornos mentais em 2020.
O estrago da Covid-19 na saúde mental é descomunal, onde aumentou os impactos da depressão no Brasil e no mundo, deixando cicatrizes psicológicas, que afetam crianças, jovens e adultos. Mas as mulheres pelo estresse e os pobres por questões econômicas são os mais atingidos pela depressão na pandemia.
A depressão é uma tristeza profunda e prolongada, que gera ansiedade, produz alterações no sono, distúrbios alimentares, irritabilidade, fadiga e ideações suicidas, desordenando todas as dimensões da vida.
Por isso é difícil identificar as causas dessa doença, sendo necessário um diagnóstico profissional, capaz de orientar o melhor tratamento, que pode ser terapêutico, psiquiátrico ou farmacológico, permitindo que 70% das mortes associadas à depressão sejam evitadas.
O neurobiólogo israelense Alon Chen afirmou que os fármacos atuais contra a depressão são os mesmos de 50 anos atrás. O problema não é que eles sejam antigos, mas porque estão deixando de funcionar.
Chen alertou que precisamos de novos tratamentos e um melhor mapeamento do cérebro, já que a sua depressão e a minha podem ter os mesmos sintomas, porém, são totalmente distintas em nível genético, ambiental e social.
***
Photo by Ben Blennerhassett on Unsplash
"Tê-lo comigo é simplesmente uma prova do amor de Deus”, afirmou a mãe.
Renée Zellweger e Ewan McGregor protagonizam este filme maravilhoso que é baseado em uma cativante…
Jodie Foster dirige dois dos maiores astros de Hollywood neste longa de suspense que não…
Um filme para todos aqueles que sabem apreciar a beleza de uma clássica e emocionante…
O ator Selton Mello, de 51 anos, fez um relato contundente sobre a pressão para…
Dá pra comer bem sem abrir mão do sabor. Confira ideias de substituições incríveis!