Na história da civilização, a inveja nos remete aos acontecimentos ruinosos. Hoje, ela está cada vez mais presente nas relações pessoais e virtuais, onde os invejosos querem ter os objetos e as qualidades que pertencem aos outros.
Não é à toa que o maior pecado de Lúcifer foi a inveja: queria ser Deus e foi expulso do céu por isso. Na mitologia grega, Zeus, o soberano deus, invejava a completude do homem, então, decidiu dividi-lo em dois. Sócrates, o filósofo ateniense, foi condenado à morte pelos poderosos da Grécia Antiga, que invejavam sua sabedoria.
Porém, os invejosos, sejam eles deuses, demônios, homens e mulheres, se estivessem nas mesmas condições e recebendo os mesmos louros das pessoas ou das divindades que eles gostariam de ser, continuariam a ter inveja delas.
É do caráter dos invejosos terem mentes possesivas, olhares corrosivos e atitudes gananciosas, que miram nos êxitos dos seus semelhantes. O sociólogo Francesco Alberoni, autor do livro Os invejosos, concluiu: “O invejoso diminui o sucesso dos outros, sustentando que ele é fruto de uma injustiça. ”
Aliás, a inveja é um sentimento poderoso, que nutre nos invejosos de um espírito voraz, de querer ter mais, ser mais e melhor que outrem, gerando sofrimentos nos próprios invejosos, mas que eles negam.
Portanto, não devemos dar espaço aos invejosos e a melhor coisa a fazer é ficar longe da inveja, pois não há nada de bom nela. É como disse a psicanalista Melanie Klein: “O invejoso passa mal à vista da fruição. Sente-se à vontade apenas com o infortúnio dos outros”.
***
Jackson Buonocore
Sociólogo, psicanalista e escritor
Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.
Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.
Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…
Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…
Além de ameaçar os relacionamentos, esta condição psicológica também pode impactar profundamente a saúde mental…
Aos 64 anos, Elaine Macgougan enfrenta alucinações cada vez mais intensas conforme sua visão se…