As pessoas asiáticas – pelo menos como as conhecemos no Ocidente – compartilham uma série de traços físicos e genéticos bastante evidentes, principalmente no que diz respeito à cor dos olhos, geralmente castanhos ou pretos.
No entanto, essa tribo indígena da Indonésia foge totalmente do que imaginávamos, e tudo por causa de uma síndrome que faz as pessoas terem uma aparência hipnotizante.
A tribo Buton está localizada exatamente na província de Southeastern Celebés (Sulawesi), e todos os seus integrantes têm olhos de um azul profundo, ainda mais do que qualquer pessoa nórdica.
Além disso, o contraste com a pele morena os destaca ainda mais. É assim que se vê nas incríveis imagens que o fotógrafo Korchnoi Pasaribu fez. Na série de retratos do fotógrafo, esses olhos da cor do céu se destacam e ficam ainda mais espetaculares.
Nas fotos você pode ver principalmente crianças, que olham com certo susto e ressentimento para a câmera de Pasaribu. Alguns deles possuem apenas um olho azul e o outro escuro, mas a predominância é de ambos os olhos azuis.
De acordo com o que foi relatado pela Pacific Press Agency, a causa dessa cor de olhos única nos Butans é uma doença genética chamada síndrome de Waardenburg, que ocorre em apenas um entre 42 mil nascimentos e pode gerar anomalias faciais, cegueira e surdez.
Além disso, a síndrome é autossômica dominante, o que significa que quem tiver esse gene irá manifestá-lo e também transmiti-lo aos seus possíveis filhos, com probabilidade de 50% para cada gravidez. Portanto, os Butan são únicos: na ilha de Sulawesi dificilmente há mais pessoas com essa condição.
Deixamos para vocês mais imagens destes incíveis olhos azuis, para que vocês possam refletir sobre o quão imprevisível e incrível é a natureza humano!
Por mais que seja uma doença genética e que não se divirtam muito, não podemos negar que aqueles olhos são lindos…
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Instagram @geo.rock888