Pai constrói quartinho de bambu para filha que não tinha lugar para estudar

A educação é uma poderosa ferramenta de transformação, e quem sabe bem disso é o caseiro Paulo Cassim, que mora em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Mesmo com poucos recursos financeiros, ele decidiu incentivar os estudos da filha, Gisele Cassin, de 21 anos, e fez isso de maneira comovente.

Gisele, que é bolsista do sétimo período de Direito, vinha enfrentando dificuldades para se concentrar nos estudos por falta de espaço e privacidade em casa. Ela tinha que se deslocar do quarto, que divide com dois irmãos; para a varanda, onde faz frio à noite e tem o barulho dos carros na rodovia; ou para a cozinha, onde ela precisava esperar todos irem dormir para estudar. Então, notando o esforço da filha frente às dificuldades, seu pai resolveu construir um quartinho de bambu no quintal.

“Eu percebia a dificuldade que ela tinha, então tive a ideia de limpar aquele espaço, cortei os bambus, amarrei com arame e montei o local. Ali é reservado, ninguém perturba”, contou Paulo ao G1.

psicologiasdobrasil.com.br - Pai constrói quartinho de bambu para filha que não tinha lugar para estudar
Pai construiu quarto de bambu no quintal para filha estudar em Petrópolis, no RJ — Foto: Gisele Cassin/ Arquivo Pessoal- reprodução

O quartinho de bambu foi decorado com canecas, canetas e murais. Com relação ao mobiliário, Gisele revelou que foi tudo reutilizado.

“Por dentro colocamos panos por causa do frio. A mesa branca achamos em um lixo perto de casa. Tudo foi reciclado e o quarto é muito fofinho”, disse a estudante.

Sobre a iniciativa, ela disse: “Foi uma surpresa e um presente que ele me deu. Meu pai sempre me incentivou a estudar. Quando eu fico desanimada, lembro do esforço dele. É muito gratificante e incrível ter o pai que tenho”, disse Gisele.

psicologiasdobrasil.com.br - Pai constrói quartinho de bambu para filha que não tinha lugar para estudar

A história do quartinho de bambu ganhou repercussão na internet depois que a jovem fez uma publicação em sua página na rede social, onde coloca a rotina de uma estudante de concurso.

psicologiasdobrasil.com.br - Pai constrói quartinho de bambu para filha que não tinha lugar para estudar

No texto, Gisele relata a reação que teve quando viu o espaço construído pelo pai: “Eu poderia ser ingrata e pensar: não vou estudar aqui, não tem piso (é terra vermelha ainda), é frio, tem muito bicho, é perigoso, tem muita lagartixa, enfim… mas juro que a minha reação foi a maior felicidade que eu poderia ter naquele momento, principalmente pela simplicidade do meu pai, da sua preocupação comigo, e do seu amor por mim,
sempre me dando o melhor que ele poderia fazer”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Meu Cantinho de Estudos! Bom, vivo numa casa com 5 pessoas e no meu quarto dorme eu, minha irmã e meu irmão. Eu não tinha espaço pra estudar assim que comecei, estudava na cozinha, na varanda, mas era muito ruim. Então meu pai fez pra mim um cantinho de bambu. Isso mesmo, ele cortou bambu pelo quintal, cortou, amarrou todos com arame e colocou telha. Eu poderia ser ingrata e pensar: “não vou estudar aqui, não tem piso (é terra vermelha ainda), é frio, tem muito bicho, é perigoso, tem muita lagartixa”, enfim… mas juro que a minha reação foi a maior felicidade que eu poderia ter naquele momento, principalmente pela simplicidade do meu pai, da sua preocupação comigo, e do seu amor por mim, sempre me dando o melhor que ele poderia fazer.(inclusive ele continua estudando na cozinha); A minha mesa BRANCA? Bom, eu e meu pai achamos no lixo aqui perto de casa, e mesmo com muita vergonha, nos dois fomos lá buscar. As minhas canetas e coisas bonitinhas? Tenho muitas que são ainda do ensino médio que eu sempre guardei. Outras são presentes, a maioria do meu namorado, outros da minha melhor amiga. Enfim, esse mês resolvi dar uma melhorada no cantinho. É meu aniversário e eu queria muito uma festinha com os meus amigos (adoro bolo de aniversário), mas preferi comprar uns panos pra “parede” uns enfeitezinhos, pra ficar ainda mais aconchegante a minha casinha. Pra que escrevi tudo isso? Pra vc ter pena de mim? Óbvio que não! Mas pra te dizer que com amor, cuidado, carinho, a gente pode transformar tudo. E talvez quando vc reclamar de ter que estudar o dia inteiro, e tá com seu bumbum doendo, lembre que tem pessoas que sonham muito em ter o que você tem e o conforto que vc tem.(e não to falando só de mim, tem pessoas que vivem em condições muito ruins e continuam estudando). Ame o que vc tem, valorize o que tem, e não desanime! Sua hora vai chegar! #superacao #superação #minhahistoria #cantinhodeestudos #amor #pai #ConcursoPublico #Concursos #Servidora #Direito #OAB #Estudaqueavidamuda #CarreiraJuridica #concurseira #concurseiro #concurfriends #sdv #advogada #aprovada #escolhisermagistrada #escolhiserdiferente #vidaextraordinaria

Uma publicação compartilhada por Escolhi ser Servidora (@escolhiserservidora) em

No fim da publicação, ela diz ainda que o texto não foi feito para que as pessoas tenham pena dela, “mas pra te dizer que com amor, cuidado, carinho, a gente pode transformar tudo”.

***

Redação CONTI outra. Com informações de G1






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.