ARTE E ENTRETENIMENTO

Para ter filhos mais inteligentes: menos tecnologia e mais música

Incentive em seus filhos o amor pela música para que eles desenvolvam todo o seu potencial mental e se tornem mais inteligentes. Existem numerosos estudos que mostram uma estreita relação entre o potencial inteligente que uma criança pode desenvolver e suas habilidades musicais.

Infelizmente, esse potencial tende a se dissipar lentamente à medida que as crianças entram no mundo das novas tecnologias; e deixam de lado a prática e execução de um instrumento musical.

Este fato é motivado pelo fato de que o uso de novas tecnologias já é parte essencial do nosso dia a dia e, sem que percebamos, causou algumas mudanças sutis em nosso cérebro.

É tanto o impacto das novas tecnologias em nossas vidas, que é praticamente impossível para nós nos afastarmos do nosso Smartphone por um momento. E quando não estamos a consultá-lo, é porque temos seguramente nas nossas mãos algum outro dispositivo, como um tablet, o computador portátil ou, simplesmente, sentamos em frente ao PC.

Qual o impacto da idade tecnológica sobre nossos filhos?

A resposta é muito simples: não permite que pensem.

Na opinião do autor do livro “Cerebroflexia” David Bueno i Torrens, o uso constante de dispositivos eletrônicos veio substituir as conexões que tornam possíveis os processos mentais de memorização.

Desde então, vieram à tona os jogos ou programas de treinamento cerebral, mais conhecidos como “Brain Training”, que supostamente “estimulam” o desenvolvimento cognitivo.

Esta crença foi apoiada pelo pesquisador sueco Torkel Kliemberg, que indicou que o uso de “Brain Training” teve um impacto positivo na melhoria da memória depois de jogar por algum tempo; bem como a capacidade intelectual da criança em geral.

A realidade é que este tipo de programas só consegue uma ligeira melhoria na capacidade de memória de curto prazo, mas não tem impacto quando se trata de melhorar o desempenho de outras áreas cognitivas.

Outra pesquisa adicional que foi realizada e elaborada por um grupo de psicólogos da Georgia Tech, a fim de verificar se houve algum tipo de melhoria no desempenho do QI nos elementos de evidência; Nem ele poderia detectar qualquer melhoria significativa em sua inteligência.

Esses resultados nos permitem concluir inequivocamente que jogos e programas de treinamento “Brain Training” não são capazes de nos tornar mais inteligentes.

O que podemos fazer para aumentar a inteligência das crianças?

Sem dúvida, muito cuidado deve ser tomado com o uso de novos dispositivos e tecnologia por nossos filhos; se quisermos melhorar sua inteligência.

Além disso, podemos motivá-los a tocar instrumentos.

A música é uma ferramenta para melhorar seu desenvolvimento intelectual?

Isto foi demonstrado por várias investigações realizadas neste campo.

O fato de iniciar uma criança pequena no aprendizado da execução de um instrumento musical leva a que, notoriamente, aumente seu QI, aumente seu nível de leitura e acelere o desenvolvimento do cérebro.

Essa hipótese foi suficientemente demonstrada, no trabalho de um grupo de pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá; que realizou um experimento com crianças com idade aproximada de 6 anos.

De um modo completamente aleatório, eles receberam sessões de aulas de piano e solfejo para vários deles, enquanto outros não receberam nenhum tipo de instrução a esse respeito.

Os resultados foram decisivos: aprender a tocar algum tipo de instrumento musical pode aumentar significativamente as habilidades cognitivas para a matemática; e aumentar o QI em termos gerais.

Mesmo pessoas mais velhas também se beneficiam de aprender a tocar algum tipo de instrumento, conseguindo maior concentração, aumentando a atividade cerebral e obtendo prazer e bem-estar derivados da música.

Esta é a razão pela qual, se você é um pai responsável, você deve começar seu filho a aprender um instrumento musical e regular o contato que você tem com os diferentes dispositivos eletrônicos.

Essa seria sua melhor contribuição para estimular sua inteligência e sua criatividade.

Compartilhe este artigo interessante com seus amigos e familiares, para que possam discuti-lo e extraí-lo do Oriente, é melhor aprender!

Texto traduzido do site La vida lúcida

Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

2 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

2 dias ago

Série ousada e provocante da Netflix vai te viciar um pouco mais a cada episódio

É impossível resistir aos encantos dessa série quentíssima que não pára de atrair novos espectadores…

3 dias ago

Influenciadora com doença rara que se tornou símbolo de resistência falece aos 19 anos

A influenciadora digital Beandri Booysen, conhecida por sua coragem e dedicação à conscientização sobre a…

3 dias ago

Tatá precisou de auxílio médico e passou noites sem dormir após acusação de assédio, diz colunista

"Ela ficou apavorada e disse que a dor de ser acusada injustamente é algo inimaginável",…

3 dias ago

Suspense psicológico fenomenal que acaba de estrear na Netflix vai “explodir sua mente”

Será que você é capaz de montar o complexo quebra-cabeça psicológico deste filme?

4 dias ago