Em 15 de junho, um bebê prematuro chamado Jorge, que pesava apenas 580 gramas, nasceu no hospital peruano Edgardo Rebagliati Hospital da Previdência Social (EsSalud). Infelizmente, ele e sua mãe foram infectados com coronavírus.
Dias depois, e graças aos cuidados recebidos na área da UTI Neonatal, o menino conseguiu superar o coronavírus junto com sua mãe na área isolada da Ginecologia de Emergência, segundo o hospital.
O pequeno Jorge teve que ser separado da mãe Lissy por um mês devido ao vírus. “Chegamos ao hospital de Rebagliati, transferidos de Cañete e, como sempre digo, Deus nos enviou a um lugar onde recebemos ajuda. Graças ao apoio de anjos humanos, meu bebê ainda está vivo”, disse ela ao site do hospital.
“As previsões não foram animadoras, mas hoje chegamos a um mês e estamos lutando muito junto com os médicos do Serviço de UTI-Neonatal, onde estão os bebês prematuros”, acrescentou.
Além de se recuperar do coronavírus, Jorge conseguiu ganhar peso durante esse mês. Agora ele pesa 930 gramas, mas ainda deve receber tratamento especial.
“É o menor bebê nascido de uma mãe com diagnóstico positivo de Covid-19 e o menor que nossa Unidade recebeu”, disse a Dra. Marilú Pachas, do Serviço de UTI-Neonatal do Hospital Rebagliati. O Serviço Neonatal da UTI oferece atendimento altamente especializado, com carinho e tratamento humano a todos os recém-nascidos em estado crítico.
“Nosso objetivo é a recuperação do bebê e sua reintegração no seio familiar e social”, disse Zully Villanueva, especialista em terapia intensiva neonatal, por sua vez.
Felizmente, Jorge agora está saudável e continua se recuperando, recebendo ventilação assistida para se fortalecer. “Seus pulmões estão se recuperando”, disse Pachas.
***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Foto: Hospital Edgardo Rebagliati de Seguro Social de Saúde (EsSalud)