Uma pesquisa do Instituto de Defesa de Consumidores (IDEC) revelou que metade das amostras de alimentos ultraprocessados analisados continham resíduos de agrotóxicos. O estudo avaliou 24 produtos de diferentes categorias e gerou resultados preocupantes.
Os pesquisadores dividiram os produtos em oito grupos: macarrão instantâneo, biscoito maizena, presunto cozido, bolo de chocolate, hambúrguer vegetal e empanado vegetal com sabor de frango. Ao final da análise, 12 itens apresentaram resíduos de agrotóxicos.
Alimentos com maior presença de agrotóxicos
Os alimentos ultraprocessados que mais apresentaram resíduos de agrotóxicos foram:
- 1º lugar: Biscoito maizena Marilan e biscoito maizena Triunfo, cada um com resíduos de quatro agrotóxicos.
- 2º lugar: Hambúrguer à base de plantas (Sadia), empanado à base de plantas (Seara), macarrão instantâneo (Nissin), macarrão instantâneo (Renata) e bolo pronto sabor chocolate (Ana Maria), cada um com resíduos de três agrotóxicos.
- 3º lugar: Empanado à base de plantas (Sadia), com resíduos de dois agrotóxicos.
Riscos para a saúde
Entre os agrotóxicos identificados, está o glifosato, herbicida produzido pela Bayer e classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “provavelmente carcinogênico”, ou seja, com potencial para causar câncer.
Além disso, o glifosato tem efeitos na microbiota intestinal e na função da tireoide. Estudos indicam que esse herbicida pode prejudicar a absorção de iodeto, afetando a produção de hormônios tireoidianos e contribuindo para doenças como tireoidite de Hashimoto, Graves e até mesmo câncer de tireoide.
Os resultados do estudo reforçam a necessidade de maior regulação sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos industrializados e alertam os consumidores sobre os impactos dessas substâncias na saúde.
Para acessar a pesquisa completam, clique aqui.