Pesquisadores brasileiros do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são responsáveis por desenvolver um equipamento portátil capaz de realizar o diagnóstico rápido de doenças.
A tecnologia já está sendo empregada pela Escola de Veterinária na identificação de leucemia em gatos. Conforme a instituição, os biossensores do equipamento foram criados com o uso da nanotecnologia.
“Nanobastões de ouro são colocados em uma solução, e neles é aplicada uma molécula – o antígeno de uma doença, por exemplo. Quando entra em contato com moléculas de diagnóstico (presentes nas amostras de sangue, urina ou saliva, por exemplo), o dispositivo é capaz de detectar se houve um aumento do tamanho do nanobastão. Esse aumento significaria, nesse caso, que o anticorpo da doença se conectou ao antígeno, revelando um resultado positivo”, explica a universidade.
Até então, na escola de veterinária da UFMG, o professor Jenner Reis e a equipe do laboratório de retroviroses fazem o diagnóstico do vírus da leucemia felina por meio de um material importado, o que eleva o custo do exame. “Com a plataforma desenvolvida na UFMG, baseada em tecnologia nacional, o custo é menor e o resultado, mais rápido e eficiente”, diz Reis.
O professor do ICB e que também foi um dos coordenadores de estudo, Ary Corrêa, diz que a nova tecnologia facilita o processo de diagnóstico porque pode ser facilmente transportada e dispensa a presença de um laboratório.
Ainda de acordo com a universidade, os resultados podem, ainda, ser compartilhados por rede, uma vez que a tecnologia é controlada manualmente por um aplicativo instalado em smartphones.
***
Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: UFMG.
Foto destacada: Reprodução/UFMG.
Fisiculturista russo Nikita Tkachuk morre aos 35 anos após falência múltipla de órgãos causada pelo…
Descubra sinais sutis de narcisismo que podem passar despercebidos no dia a dia e saiba…
Padre Fábio de Melo faz desabafo após polêmica em cafeteria de SC que resultou na…
Francisco Cuoco, um dos maiores nomes da teledramaturgia brasileira, vive atualmente um período de fragilidade…
Idosos com 60 anos ou mais podem renegociar dívidas com base na Lei do Superendividamento.…
Anvisa proíbe shampoos e cosméticos de marcas populares por falta de registro. Entenda os riscos…