DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Pesquisadores descobrem opção para impedir desenvolvimento do câncer de mama

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Tulane identificaram um gene que faz com que uma forma agressiva de câncer de mama cresça rapidamente. Mais importante, eles também descobriram uma maneira de “contê-lo” e impedir que o câncer se desenvolva.

Os resultados dos estudos com animais foram tão convincentes que a equipe está trabalhando na aprovação da FDA para iniciar os ensaios clínicos e publicou detalhes na revista Scientific Reports.

A equipe liderada pelo Dr. Reza Izadpanah examinou o papel de dois genes na causa do câncer de mama triplo negativo (TNBC). O TNBC é considerado o mais agressivo dos cânceres de mama, com um prognóstico muito pior para tratamento e sobrevida. A equipe de Izadpanah identificou especificamente um inibidor do gene TRAF3IP2, comprovado para suprimir o crescimento e a disseminação (metástase) do TNBC em modelos de camundongos que se assemelham a humanos.

Em estudos paralelos que analisaram uma dupla de genes – TRAF3IP2 e Rab27a – que desempenham papéis na secreção de substâncias que podem causar formação de tumores, as equipes de pesquisa estudaram o que acontece quando elas são impedidas de funcionar.

Suprimir a expressão de qualquer gene levou a um declínio no crescimento do tumor e na propagação do câncer para outros órgãos. Izadpanah diz que quando Rab27a foi silenciado, o tumor não cresceu, mas ainda estava espalhando um pequeno número de células cancerígenas para outras partes do corpo. No entanto, quando o gene TRAF3IP2 foi desativado, eles não encontraram disseminação das células tumorais originais por um ano inteiro após o tratamento. Ainda mais benéfico, a inibição do gene TRAF3IP2 não apenas interrompeu o crescimento futuro do tumor, mas fez com que os tumores existentes diminuíssem para níveis indetectáveis.

“Nossas descobertas mostram que ambos os genes desempenham um papel no crescimento e na metástase do câncer de mama”, diz Izadpanah. “O alvo do Rab27a atrasa a progressão do crescimento do tumor, mas não afeta a disseminação de pequenas quantidades de células cancerígenas, ou micrometástases. Pelo contrário, o direcionamento para o TRAF3IP2 suprime o crescimento e a disseminação do tumor – e a interferência nele reduz os tumores pré-formados e evita a propagação adicional. Esta emocionante descoberta revelou que o TRAF3IP2 pode desempenhar um papel como um novo alvo terapêutico no tratamento do câncer de mama. ”

O Dr. Bysani Chandrasekar, da Universidade do Missouri, juntou-se aos esforços de pesquisa em Tulane e descobriu que o direcionamento ao TRAF3IP2 pode impedir a propagação do glioblastoma, um câncer cerebral fatal com opções limitadas de tratamento. A equipe está agora trabalhando para obter a aprovação do FDA e espera iniciar os ensaios clínicos em breve.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto destacada: Reprodução.

DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL

Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.

Recent Posts

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

11 horas ago

Filme arrebatador de Almodóvar tem um dos finais mais surpreendentes do cinema

Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…

13 horas ago

Na Netflix: O filme com Tom Cruise que você certamente deixou passar, mas merece seu play

Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…

3 dias ago

Filme excelente na Netflix baseado em obra de Stephen King vai fazer seu coração pulsar mais rápido

A reviravolta completamente imprevisível deste filme vai te deixar boquiaberto!

3 dias ago

Gretchen rebate críticas e esclarece condição de seus cabelos: “Vai cair tudo”

"Qual o problema a pessoa não ter cabelo?", questionou a cantora nas redes sociais.

4 dias ago