Pessoas com dermatite atópica têm maior risco de desenvolver TOC, aponta estudo

De acordo com uma recente pesquisa publicada na revista Dermatological Research, foi constatado que indivíduos com dermatite atópica apresentam uma probabilidade quase três vezes maior de desenvolver transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após uma análise de dados provenientes de 214 mil participantes. De maneira geral, observou-se que o risco elevado de desenvolver TOC era 2,87 vezes maior em pessoas com dermatite atópica em comparação com aquelas sem essa condição dermatológica.

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é uma condição que se manifesta através da pele seca, coceira e inflamação. Em alguns casos, está associada a variações genéticas que impactam a barreira de proteção da pele, tornando-a menos eficaz na retenção de umidade e na proteção contra bactérias, substâncias irritantes, contato com animais, estresse e variações de temperatura sazonais.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre 15% e 25% das crianças e 7% dos adultos no Brasil têm essa condição, embora muitos possam não estar cientes disso.

Quanto à ligação com o TOC, Jeffrey Cohen, pesquisador da Escola de Medicina de Yale e autor do estudo, destaca que a dermatite atópica é uma condição cutânea que envolve inflamação em todo o corpo. Os pesquisadores sugerem que essa inflamação sistêmica pode acelerar processos inflamatórios no cérebro, contribuindo assim para o desenvolvimento do TOC e de outras condições médicas. Além disso, apontam que a coceira decorrente da dermatite atópica pode desencadear comportamentos repetitivos.

De forma geral, indivíduos com TOC sentem-se compelidos a realizar atos compulsivos para aliviar o estresse, resultando em comportamentos repetitivos que geram angústia e interferem nas atividades diárias. Cohen ressalta que ao compreender melhor essas relações, a capacidade de identificá-las rapidamente e fornecer cuidados abrangentes aos pacientes é aprimorada.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do Gizmodo.
Foto destacada: Reprodução.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.