Por Claudia Fusco
Se você confia demais em si mesmo, pode estar perdendo grandes oportunidades de ser mais inteligente. Essa é uma das conclusões de um estudo liderado pela pesquisadora Joyce Ehrlinger, da Universidade Estadual de Washington.
Segundo a pesquisa, pessoas com excesso de confiança tendem a se concentrar nas partes mais fáceis das tarefas, gastando menos tempo nas etapas mais difíceis e desafiadoras. Já aquelas que têm consciência de que a inteligência é mutável e que é preciso exercitá-la, passam mais tempo nas etapas difíceis das tarefas e, consequentemente, tem seus níveis de confiança mais alinhas às suas habilidades.
“Um pouco de autoconfiança pode ajudar bastante, mas doses muito elevadas levam as pessoas a cometer erros e a tomar atitudes precipitadas, perdendo a oportunidade de aprender”, explica Ehrlinger. Os pesquisadores também apontaram que o excesso de confiança é bastante preocupante para alguns tipos de pessoas: motoristas, motociclistas, saltadores de bungee jump, médicos e advogados.
Para investigar a origem destas conclusões, a equipe de Ehrlinger estudou o comportamento dos adolescentes. Uma prova com perguntas de múltipla escolha foi aplicada e os alunos que se declararam excessivamente confiantes foram os que menos se dedicaram às questões de maior dificuldade. “Algumas pessoas desenvolvem excesso de confiança por se saírem melhor nas partes mais fáceis das tarefas. Quem encara tudo como um desafio a ser superado tem mais chances de solucionar os problemas mais complicados, sejam eles questões de matemática ou a tomada de uma decisão na vida”, concluiu a pesquisadora.
Por fim, ela clama que pais e professores prestem atenção ao comportamento de seus filhos e alunos para que eles não se tornem pessoas com excessiva confiança em si mesmos, tornando-se incapazes de resolver problemas complexos e frustrados com esses resultados.
Imagem de capa: Shutterstock/Doppelganger4
TEXTO ORIGINAL DE GALILEU
Aplicar fita adesiva no rosto para reduzir linhas de expressão é um assunto que está…
Especialista explica por que as tatuagens vão além de moda ou estética
Nova tecnologia recomendada pela OMS é mais eficaz e detecta o vírus com até 10…
Quando rir vira defesa: estudo revela por que expressamos emoções “fora de hora” e o…
Ivete Sangalo viaja sem os filhos e levanta debate: é saudável o casal tirar um…
Entenda como diferentes tipos de cumprimento revelam aspectos da sua personalidade e afetam suas conexões…