Um piloto de um A320 que voou para Guarulhos nesta sexta-feira (09) relatou uma formação de gelo na janela lateral da cabine ao controle de tráfego aéreo, um evento muito raro.
“Estou me sentindo mal, até chorei em casa aqui agora, lembrando que eu reportei para o controle. Fiz minha função, avisei o controle: ‘ó, formação de gelo severo. Fica a informação, passa para os colegas’”, relatou.
De acordo com o piloto, essa é a primeira vez em 16 anos de voo em que algo semelhante acontece com uma aeronave que ele pilota.
“Os caras viraram passageiro dentro do avião [perderam a capacidade de tomar uma atitude], imagina a sensação. Não gosto nem de pensar. Agora vai ter investigação, eu reportei. Isso vai estar lá. Eu nunca vi, formou gelo na minha janela lateral”, ressaltou o ressaltou.
Esse relato ganha ainda mais relevância diante da recente tragédia envolvendo um ATR-72 da Voepass, que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, durante um voo de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP). O engenheiro aeronáutico Celso Faria de Souza, perito em acidentes aeronáuticos e diretor da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), sugeriu que a formação de gelo pode ter sido a causa principal do acidente.
Com base nas imagens da queda, Souza declarou duas hipóteses: a primeira, com 95% de probabilidade, é de que o gelo tenha se formado nas asas do avião, e o sistema de descongelamento não tenha funcionado, resultando na perda de sustentação da aeronave. “Havia previsão de formação de gelo na área do acidente. O gelo pode ter se formado na asa da aeronave, e o sistema de degelo, por alguma razão, não funcionou. Com isso, o avião perde sustentação e cai da forma que vemos no vídeo “, afirmou.
Souza também apresentou a possibilidade de um desbalanceamento interno da aeronave, causado por uma mudança na distribuição de carga, como uma segunda hipótese, embora menos provável.
O avião da Voepass, que transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, estava em voo de cruzeiro quando perdeu sustentação e caiu em espiral, em um movimento conhecido no meio aeronáutico como “parafuso chato”. Os pilotos consultados pela reportagem destacaram que as condições climáticas adversas, incluindo a formação de gelo, podem ter contribuído significativamente para o acidente.
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Foto destacada: Crédito: O Globo.
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