Muitas vezes não sabemos nos preparar e deixamos grandes oportunidades passar. Para coisas assim não acontecer é necessário se planejar. Um bom planejamento é indispensável para todas as ações de nossas vidas. Planejamos como será nossa festa de aniversário, nossa viagem nas férias e com nosso futuro profissional não seria diferente.
Para planejar nossa carreira profissional alguns pontos são importantes:
Objetivo: Não tem aquela celebre frase “Quando não sabe para onde ir, qualquer lugar serve.” Então é mais ou menos por ai, quando não sabemos onde queremos chegar, qual profissional queremos ser, qualquer um esta bom. E não é qualquer lugar que queremos. Nessa fase o autoconhecimento e o conhecimento da realidade da profissão é fundamental.
Metas: As metas são os alvos que iremos atingir para conseguir chegar em nosso objetivo. Por exemplo:
Meu objetivo é fazer Medicina em uma Federal.
Minhas Metas podem ser:
Uma boa técnica para estabelecer metas é o SMART. Sigla em inglês que significa: specific (especifico), mensurable (mensurável), attainable (atingível), relevant (relevante) e time-bround (temporal). Logo a meta deve ser:
Então voltemos ao nosso exemplo:
Ações: Depois de eleger metas e objetivos, chegou a hora das ações concretas. É a hora de estudar para as matérias que tem maior dificuldades para conseguir completar o ensino médio e obter uma boa média no ENEM, é hora de se inscrever no ENEM, realizar a prova…
Esses pontos são comumente utilizados em planejamento estratégico de empresas, mas pode ser facilmente adaptado para nossa vida.
Espero que tenha gostado.
José Boto, novo diretor técnico do Flamengo, deu resposta inusitada ao ser perguntado sobre o…
As crianças já dormiram? Então é hora de os adultos se divertirem com os 8…
O jovem levou muitas pessoas às lágrimas ao se gravar comendo o último feijão preparado…
Demi Moore, que brilhou no Globo de Ouro 2025, entrega uma performance magnética neste filme…
O segredo obscuro revelado pelo pai em seu leito de morte deixou a filha completamente…
Você conhece o risco escondido por trás do baixo custo dos carregadores de celular genéricos?