Pais e Filhos

Por favor, ensine seus filhos a serem gentis

Uma mochila nova, lancheira, sapatos e roupa escolar estão esperando pelo primeiro dia de escola da minha filha. Houve uma empolgação no ar quando compramos material escolar e encontramos a professora dela na semana passada. Ela escolheu seu crachá, como as outras crianças, e escolheu seu lugar. Ela deu um grande sorriso para sua nova professora e conversou interminavelmente sobre a escola estar começando de novo e como ela estava animada para voltar e aprender. Ela fez um novo corte de cabelo e contou ao cabeleireiro que começaria a terceira série.

Amanhã, tirarei a tradicional foto do primeiro dia de aula, e vou postá-la com orgulho em todas as minhas contas de mídia social. Eu provavelmente ainda rolarei o cursor de  volta e olharei para ela algumas vezes, me perguntando onde meu bebê foi e como esta menina de idade escolar, com pernas longas, está de pé na minha varanda.

E é aí que as semelhanças terminarão. Como muitos pais ficam felizes e aliviados por voltar a uma rotina, fico apenas com o nervosismo e a ansiedade. As férias na minha casa são felizes. Minha filha é uma criança que consegue explorar o ar livre e experimentar a vida como uma criança despreocupada e curiosa. Ela brinca com as crianças vizinhas até a hora de dormir e explora os acampamentos no fim de semana. Ela faz tortas de lama e recolhe a sujeira sob as unhas que precisam ser cortadas e esfregadas com frequência.

Infelizmente, a escola traz outras experiências. A criança que brincou despreocupada até a hora de dormir com os vizinhos é a mesma criança que é frequentemente vista sentada com seu professor assistente no almoço e brincando sozinha no playground. As unhas que cresceram e coletaram sujeira durante as férias foram substituídas por unhas mordidas, cortadas e mastigadas, tanto que suas camisas frequentemente chegam em casa ensanguentadas ou, em dias realmente ruins, têm que ser trocadas completamente.

A garota que conversava sem parar com a família e os amigos é a mesma garota que é quieta e reservada na escola, frequentemente calada quando é chamada ou quando alguém faz uma pergunta. A criança que conseguia explorar durante as férias e realizar atividades variadas é a mesma criança que perde o foco e não consegue se concentrar em assuntos da escola.

Minha filha tem deficiências de aprendizado invisíveis.

Muitas delas.

No entanto, por trás delas, ela é uma criança como todas as outras. Aliás, se olharem bem, verão que ela tem muito a ensinar também a vocês e seus filhos.

***

Tradução adaptada. Do original: As This School Year Begins, Please Teach Your Children to Be Kind” , de Laura Smith

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Para a psicologia, o que significa ter muitas roupas que você não usa?

Por que temos tanta dificuldade em nos livrar de roupas que não usamos? Segundo especialistas,…

4 horas ago

Mãe recorre à Justiça para deixar de sustentar filha de 22 anos que não estuda e nem trabalha

Segundo a mãe, a ação judicial foi a única forma de estimular a filha a…

5 horas ago

Obra-prima da animação que venceu o Oscar está na Netflix e você precisa assistir

Uma pequena joia do cinema que encanta os olhos e aquece os corações.

22 horas ago

O filme da Netflix que arranca lágrimas e suspiros e te faz ter fé na humanidade

Uma história emocionante sobre família, sobrevivência e os laços inesperados que podem transformar vidas.

23 horas ago

Dicas para controlar os gastos e economizar nas compras

Você ama comprar roupas, mas precisa ter um controle melhor sobre as suas aquisições? Veja…

2 dias ago

Minissérie lindíssima da Netflix com episódios de 30 minutos vai te marcar para sempre

Qualquer um que tenha visto esta minissérie profundamente tocante da Netflix vai concordar que esta…

2 dias ago