Por que a grande mídia esconde de você as notícias boas?

Quando você pensa sobre o estado atual do mundo, você pode ter pensamentos negativos sobre a forma como será nosso futuro.

Não é sua culpa pensar assim já que o que você costuma ler ou ouvir é, em sua maior parte, bastante desanimador. Repórteres e jornalistas parecem amar cobrir os escândalos de corrupção, as guerras devastadoras, os desastres naturais, mas não se interessam com a mesma garra por notícias boas, animadoras.

Frequentemente jornalistas recebem prêmios de honra por coberturas de grandes desastres humanos.

A tragédia é o produto que dá mais resultado em termos de audiência e quanto mais audiência mais $$$$, então a matemática simples

Medo -> Audiência -> Dinheiro

Algo sempre tem que estar ruim. Jamais você ligará a TV e só encontrará boas notícias. Como sempre que você for na padaria haverá pão, sempre que ligar a TV terá notícia ruim, pois notícia ruim é o produto.

As grandes corporações de comunicação descobriram que nosso cérebro é programado para ficar mais atento a coisas que nos colocam em perigo do que em coisas que nos deixam felizes.

Isso chama-se Complexo Reptiliano. Se você estiver observando uma bela flor no campo e aparecer uma cobra, você precisa prestar mais atenção à cobra para poder sobreviver.

O Mundo é bão Sebastião!


Mas eu quero dizer-lhe algo diferente. Nós estamos muito melhor do que pensamos. Apesar do que lhe foi dito, a pobreza, o analfabetismo e as taxas de doenças globais têm caído sistematicamente nos últimos anos. No entanto, muitas pessoas não sabem ou pensam sobre estas estatísticas encorajadoras.

Por exemplo, no EUA quando perguntado qual a porcentagem da população do mundo vive na pobreza extrema e como esse número tinha mudado ao longo dos últimos 20 anos, 66% pensam que o percentual dobrou, enquanto29% acharam que tinham permanecido mais ou menos o mesmo.

Mas de acordo com o Banco Mundial, no entanto, o número foi efetivamente reduzido para metade. Como pode 95% da população estar equivocada? Talvez seja a forma como as questões são cobertas (ou não cobertas) pela mídia.

A pesquisa gapminder.org 2013, parte do Projeto Ignorância, selecionou uma série de perguntas para avaliar o nível da consciência do americano em relação as questões do mundo.

Cerca de 80% da população do mundo é alfabetizada, mas apenas um pouco mais da metade dos norte-americanos estavam cientes disso. A pobreza extrema tem visto uma queda dramática. A meta da ONU é erradicar a pobreza mundial até 2030.

Criança indiana alimenta sua irmã mais nova

Definitivamente, temos ainda um longo caminho a percorrer, mas se essas tendências continuarem, devemos ver um maior equilíbrio neste planeta. Neste momento tem mais, mas muito mais pessoas se abracando do que pessoas se matando.

A grande maioria da população mundial hoje terá um dia normal, irá trabalhar, depois se reunir com seus familiares e tudo transcorrerá normalmente, mas isso não é interessante mostrar no noticiário, pois não vende. 

Outras Questões, tais como:

  • A igualdade de gênero;

  • Energia limpa a preços acessíveis;

  • Expansão alimentos orgânicos;

  • Movimentos contra consumismo exagerado estão ganhando força como lowsumerism, slow life, slow food,

  • Cada vez mais pessoas estão abandonando carros e utilizando bikes e transportes coletivos;

  • Pessoas se reunindo e criando Ecovilas;

  • Muitas pessoas contribuindo cada vez mais para programas como Médicos Sem Fronteira, Greenpeace e outros;

  • Programas de compartilhamentos de carros e outros bens ganham cada vez mais força;

  • Esta havendo um boom no despertar da espiritualidade, antigamente era raro ouvir falar sobre meditação, yoga e temas afins, que ficavam restrito aos que chamavam de gente esquisita do misticismo, hoje empresários e pessoas comuns entendem o tema e buscam por essas e outras opções de despertar da consciência;

  • Mulheres estão se unindo cada vez mais em prol do Parto Humanizado e não aceitando imposições e autoridade de médicos sem questionar, recusando a césarea como a primeira opção e buscando humanizar este momento pleno da mulher e do neném;

  • As pessoas estão questionando cada vez mais o que estão comendo, obrigando indústrias a rever seus alimentos cheios de conservantes e outas substâncias nocivas a saúde;

  • Mais e Mais pessoas estão abandonando padrões sociais castradores e buscando sair da zona de conforto e buscar realmente sua vocação e o que amam;

  • Os alemães recebendo os Sírios de braços abertos. Esse tipo de cena era inimaginável há uns 30 anos atrás;

  • O presidente chinês Xi Jinping se comprometeu a estabelecer um fundo de US $ 2 bilhões para investir em países em desenvolvimento. Ele também disse que a China iria cancelar as dívidas dos países menos desenvolvidos do mundo, e que Pequim iria ajudar em 600 projetos no exterior nos próximos cinco anos e oferecer mais bolsas;

Poderia elencar uma lista enorme sobre todas coisas boas que estão acontecendo no mundo, independente das grandes corporações da mídia darem ou não a devida a atenção.  Graças ao avanço da internet, pessoas estão se reunindo ao redor do mundo e fazendo um mundo novo a par desse mundo negro que a mídia tenta fazer você acreditar que é.

Eles fazem isso, pois sabem que o Medo vende bem e batem numa tecla antiga e desgastada que já não está surtindo tanto efeito como antes.

A medida que o ser humano vai ficando menos instintivo e mais consciencial a tecla do medo vai perdendo o efeito.

Talvez seja por isso grandes corporações da mídia mundial começam a ter problemas financeiros.

O mundo nada mais é do que como vemos o mundo. Entenda que quando um redator esta fechando uma reportagem, ele não tem um intuito só e lhe informar, mas sim de chocar sua mente, ativar sentimentos instintivos (medo, raiva, alegria, tristeza) e esse sentimento irá lhe fazer se interessar a continuar vendo aquilo. E o sentimentos negativos são considerados os melhores para essas técnicas.

Existe profissionais especialistas em técnicas de persuasão para prender sua atenção. E segundo esses profissionais, a melhor maneira de fazer isso é ativando algum medo da pessoa e após isso oferecer-lhe uma solução. É considerado a melhor maneira de vender algo.

Entenda que o mundo não é o que você lê, vê nos jornais. Isso são pessoas narrando para você como você deve enxergar o mundo. LIBERTE-SE dessa influência. 

Texto original em:

Yogui.co

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Cada vez mais pessoas se declaram “abrossexuais”; entenda o que isso significa

A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…

9 horas ago

Padre causa polêmica ao dizer que usar biquíni é “pecado mortal”

Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…

1 dia ago

Filme arrebatador de Almodóvar tem um dos finais mais surpreendentes do cinema

Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…

1 dia ago

Na Netflix: O filme com Tom Cruise que você certamente deixou passar, mas merece seu play

Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…

3 dias ago