Por que a grande mídia esconde de você as notícias boas?

Quando você pensa sobre o estado atual do mundo, você pode ter pensamentos negativos sobre a forma como será nosso futuro.

Não é sua culpa pensar assim já que o que você costuma ler ou ouvir é, em sua maior parte, bastante desanimador. Repórteres e jornalistas parecem amar cobrir os escândalos de corrupção, as guerras devastadoras, os desastres naturais, mas não se interessam com a mesma garra por notícias boas, animadoras.

Frequentemente jornalistas recebem prêmios de honra por coberturas de grandes desastres humanos.

A tragédia é o produto que dá mais resultado em termos de audiência e quanto mais audiência mais $$$$, então a matemática simples

Medo -> Audiência -> Dinheiro

Algo sempre tem que estar ruim. Jamais você ligará a TV e só encontrará boas notícias. Como sempre que você for na padaria haverá pão, sempre que ligar a TV terá notícia ruim, pois notícia ruim é o produto.

As grandes corporações de comunicação descobriram que nosso cérebro é programado para ficar mais atento a coisas que nos colocam em perigo do que em coisas que nos deixam felizes.

Isso chama-se Complexo Reptiliano. Se você estiver observando uma bela flor no campo e aparecer uma cobra, você precisa prestar mais atenção à cobra para poder sobreviver.

O Mundo é bão Sebastião!


Mas eu quero dizer-lhe algo diferente. Nós estamos muito melhor do que pensamos. Apesar do que lhe foi dito, a pobreza, o analfabetismo e as taxas de doenças globais têm caído sistematicamente nos últimos anos. No entanto, muitas pessoas não sabem ou pensam sobre estas estatísticas encorajadoras.

Por exemplo, no EUA quando perguntado qual a porcentagem da população do mundo vive na pobreza extrema e como esse número tinha mudado ao longo dos últimos 20 anos, 66% pensam que o percentual dobrou, enquanto29% acharam que tinham permanecido mais ou menos o mesmo.

Mas de acordo com o Banco Mundial, no entanto, o número foi efetivamente reduzido para metade. Como pode 95% da população estar equivocada? Talvez seja a forma como as questões são cobertas (ou não cobertas) pela mídia.

A pesquisa gapminder.org 2013, parte do Projeto Ignorância, selecionou uma série de perguntas para avaliar o nível da consciência do americano em relação as questões do mundo.

Cerca de 80% da população do mundo é alfabetizada, mas apenas um pouco mais da metade dos norte-americanos estavam cientes disso. A pobreza extrema tem visto uma queda dramática. A meta da ONU é erradicar a pobreza mundial até 2030.

Criança indiana alimenta sua irmã mais nova

Definitivamente, temos ainda um longo caminho a percorrer, mas se essas tendências continuarem, devemos ver um maior equilíbrio neste planeta. Neste momento tem mais, mas muito mais pessoas se abracando do que pessoas se matando.

A grande maioria da população mundial hoje terá um dia normal, irá trabalhar, depois se reunir com seus familiares e tudo transcorrerá normalmente, mas isso não é interessante mostrar no noticiário, pois não vende. 

Outras Questões, tais como:

  • A igualdade de gênero;

  • Energia limpa a preços acessíveis;

  • Expansão alimentos orgânicos;

  • Movimentos contra consumismo exagerado estão ganhando força como lowsumerism, slow life, slow food,

  • Cada vez mais pessoas estão abandonando carros e utilizando bikes e transportes coletivos;

  • Pessoas se reunindo e criando Ecovilas;

  • Muitas pessoas contribuindo cada vez mais para programas como Médicos Sem Fronteira, Greenpeace e outros;

  • Programas de compartilhamentos de carros e outros bens ganham cada vez mais força;

  • Esta havendo um boom no despertar da espiritualidade, antigamente era raro ouvir falar sobre meditação, yoga e temas afins, que ficavam restrito aos que chamavam de gente esquisita do misticismo, hoje empresários e pessoas comuns entendem o tema e buscam por essas e outras opções de despertar da consciência;

  • Mulheres estão se unindo cada vez mais em prol do Parto Humanizado e não aceitando imposições e autoridade de médicos sem questionar, recusando a césarea como a primeira opção e buscando humanizar este momento pleno da mulher e do neném;

  • As pessoas estão questionando cada vez mais o que estão comendo, obrigando indústrias a rever seus alimentos cheios de conservantes e outas substâncias nocivas a saúde;

  • Mais e Mais pessoas estão abandonando padrões sociais castradores e buscando sair da zona de conforto e buscar realmente sua vocação e o que amam;

  • Os alemães recebendo os Sírios de braços abertos. Esse tipo de cena era inimaginável há uns 30 anos atrás;

  • O presidente chinês Xi Jinping se comprometeu a estabelecer um fundo de US $ 2 bilhões para investir em países em desenvolvimento. Ele também disse que a China iria cancelar as dívidas dos países menos desenvolvidos do mundo, e que Pequim iria ajudar em 600 projetos no exterior nos próximos cinco anos e oferecer mais bolsas;

Poderia elencar uma lista enorme sobre todas coisas boas que estão acontecendo no mundo, independente das grandes corporações da mídia darem ou não a devida a atenção.  Graças ao avanço da internet, pessoas estão se reunindo ao redor do mundo e fazendo um mundo novo a par desse mundo negro que a mídia tenta fazer você acreditar que é.

Eles fazem isso, pois sabem que o Medo vende bem e batem numa tecla antiga e desgastada que já não está surtindo tanto efeito como antes.

A medida que o ser humano vai ficando menos instintivo e mais consciencial a tecla do medo vai perdendo o efeito.

Talvez seja por isso grandes corporações da mídia mundial começam a ter problemas financeiros.

O mundo nada mais é do que como vemos o mundo. Entenda que quando um redator esta fechando uma reportagem, ele não tem um intuito só e lhe informar, mas sim de chocar sua mente, ativar sentimentos instintivos (medo, raiva, alegria, tristeza) e esse sentimento irá lhe fazer se interessar a continuar vendo aquilo. E o sentimentos negativos são considerados os melhores para essas técnicas.

Existe profissionais especialistas em técnicas de persuasão para prender sua atenção. E segundo esses profissionais, a melhor maneira de fazer isso é ativando algum medo da pessoa e após isso oferecer-lhe uma solução. É considerado a melhor maneira de vender algo.

Entenda que o mundo não é o que você lê, vê nos jornais. Isso são pessoas narrando para você como você deve enxergar o mundo. LIBERTE-SE dessa influência. 

Texto original em:

Yogui.co

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Homem tem convulsão limpando banheiro: “Quase morri por causa de cloro”

“O que aconteceu comigo poderia ter sido fatal. Quero que as pessoas saibam que produtos…

13 horas ago

Irmãos do meio são mais honestos, humildes e agradáveis, sugere estudo

Os filhos do meio, muitas vezes retratados como os “esquecidos” das famílias em memes e…

14 horas ago

Série “proibidona” na Netflix é perfeita para quem só quer relaxar em frente à TV

Um thriller instigante e explicitamente sensual na Netflix para maratonar quando a correria do dia…

4 dias ago

Adolescente recebe diagóstico devastador após médicos confundirem seus sintomas com “dores do crescimento”

“Os médicos nos garantiram que eram apenas dores de crescimento, então acreditamos neles.", disse o…

4 dias ago

Veja esta série na Netflix e ela não sairá mais da sua mente

Esta série que acumula mais de 30 indicações em premiações como Emmy e Globo de…

6 dias ago

Filme premiado em Cannes que fez público deixar as salas de cinema aos prantos estreia na Netflix

Vencedor do Grande Prêmio na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024 e um…

6 dias ago