Quando você pensa sobre o estado atual do mundo, você pode ter pensamentos negativos sobre a forma como será nosso futuro.
Não é sua culpa pensar assim já que o que você costuma ler ou ouvir é, em sua maior parte, bastante desanimador. Repórteres e jornalistas parecem amar cobrir os escândalos de corrupção, as guerras devastadoras, os desastres naturais, mas não se interessam com a mesma garra por notícias boas, animadoras.
Frequentemente jornalistas recebem prêmios de honra por coberturas de grandes desastres humanos.
A tragédia é o produto que dá mais resultado em termos de audiência e quanto mais audiência mais $$$$, então a matemática simples
Algo sempre tem que estar ruim. Jamais você ligará a TV e só encontrará boas notícias. Como sempre que você for na padaria haverá pão, sempre que ligar a TV terá notícia ruim, pois notícia ruim é o produto.
As grandes corporações de comunicação descobriram que nosso cérebro é programado para ficar mais atento a coisas que nos colocam em perigo do que em coisas que nos deixam felizes.
Isso chama-se Complexo Reptiliano. Se você estiver observando uma bela flor no campo e aparecer uma cobra, você precisa prestar mais atenção à cobra para poder sobreviver.
Mas eu quero dizer-lhe algo diferente. Nós estamos muito melhor do que pensamos. Apesar do que lhe foi dito, a pobreza, o analfabetismo e as taxas de doenças globais têm caído sistematicamente nos últimos anos. No entanto, muitas pessoas não sabem ou pensam sobre estas estatísticas encorajadoras.
Por exemplo, no EUA quando perguntado qual a porcentagem da população do mundo vive na pobreza extrema e como esse número tinha mudado ao longo dos últimos 20 anos, 66% pensam que o percentual dobrou, enquanto29% acharam que tinham permanecido mais ou menos o mesmo.
Mas de acordo com o Banco Mundial, no entanto, o número foi efetivamente reduzido para metade. Como pode 95% da população estar equivocada? Talvez seja a forma como as questões são cobertas (ou não cobertas) pela mídia.
A pesquisa gapminder.org 2013, parte do Projeto Ignorância, selecionou uma série de perguntas para avaliar o nível da consciência do americano em relação as questões do mundo.
Cerca de 80% da população do mundo é alfabetizada, mas apenas um pouco mais da metade dos norte-americanos estavam cientes disso. A pobreza extrema tem visto uma queda dramática. A meta da ONU é erradicar a pobreza mundial até 2030.
Definitivamente, temos ainda um longo caminho a percorrer, mas se essas tendências continuarem, devemos ver um maior equilíbrio neste planeta. Neste momento tem mais, mas muito mais pessoas se abracando do que pessoas se matando.
A grande maioria da população mundial hoje terá um dia normal, irá trabalhar, depois se reunir com seus familiares e tudo transcorrerá normalmente, mas isso não é interessante mostrar no noticiário, pois não vende.
Outras Questões, tais como:
Poderia elencar uma lista enorme sobre todas coisas boas que estão acontecendo no mundo, independente das grandes corporações da mídia darem ou não a devida a atenção. Graças ao avanço da internet, pessoas estão se reunindo ao redor do mundo e fazendo um mundo novo a par desse mundo negro que a mídia tenta fazer você acreditar que é.
Eles fazem isso, pois sabem que o Medo vende bem e batem numa tecla antiga e desgastada que já não está surtindo tanto efeito como antes.
A medida que o ser humano vai ficando menos instintivo e mais consciencial a tecla do medo vai perdendo o efeito.
Talvez seja por isso grandes corporações da mídia mundial começam a ter problemas financeiros.
O mundo nada mais é do que como vemos o mundo. Entenda que quando um redator esta fechando uma reportagem, ele não tem um intuito só e lhe informar, mas sim de chocar sua mente, ativar sentimentos instintivos (medo, raiva, alegria, tristeza) e esse sentimento irá lhe fazer se interessar a continuar vendo aquilo. E o sentimentos negativos são considerados os melhores para essas técnicas.
Existe profissionais especialistas em técnicas de persuasão para prender sua atenção. E segundo esses profissionais, a melhor maneira de fazer isso é ativando algum medo da pessoa e após isso oferecer-lhe uma solução. É considerado a melhor maneira de vender algo.
Entenda que o mundo não é o que você lê, vê nos jornais. Isso são pessoas narrando para você como você deve enxergar o mundo. LIBERTE-SE dessa influência.
Texto original em:
Um homem foi arremessado de um carro em movimento após se recusar a sair do…
A jornalista inglesa Emma Flint conta que só descobriu o termo abrossexualidade aos 30 anos,…
Uma recente declaração de um padre sobre o uso de biquínis gerou um acalorado debate…
Saiba como traumas vividos na infância podem influenciar a vida adulta e como é possível…
Esta jóia do cinema disponível na Netflix envolve o espectador em uma trama de desejo…
Um filme ambicioso e bem realizado que fascina pelo espetáculo visual e pelas perguntas filosóficas…