COMPORTAMENTO

Por que dizer “eu te amo” pode ser tão difícil? Psicólogos dão dicas para aliviar o coração

Dizer “eu te amo” é uma tarefa muito fácil para algumas pessoas, enquanto para outras é algo inimaginável. Embora seja possível expressar os sentimentos por meio de mensagens de amor, atos de cuidado, presentes e tempo de qualidade, é importante ouvir que se é amado(a).

Existem alguns fatores que podem ser a causa da dificuldade em verbalizar, como também há dicas para superar.

Por que dizer “eu te amo” pode ser tão complicado para alguns?

Não é sempre necessário que alguém verbalize seus sentimentos para que sejam reconhecidos. De alguma forma, todos podemos perceber quando somos amados.

Só que embora o amor possa ser demonstrado de várias maneiras, todos anseiam por ouvir essas palavras expressas em voz alta.

As razões para a dificuldade em dizer “eu te amo” podem ser diversas, desde traumas na infância até desilusões em relacionamentos passados. Como também por timidez ou dificuldades de expressão.

Trauma passado

Experiências passadas de mágoa ou rejeição podem fazer com que alguém tenha dificuldade em dizer ou expressar amor. O medo de reviver essas experiências pode ser paralisante.

Medo de rejeição

Expressar amor torna a pessoa vulnerável à rejeição. O medo de não ser correspondida ou de ter seus sentimentos mal interpretados podem impedir a mesma de dizer essas palavras.

Insegurança

A pessoa pode se sentir insegura sobre seus próprios sentimentos ou sobre como o parceiro(a), familiar, amigo(a) vai reagir. Há a preocupação de saber se o seu amor será aceito ou valorizado.

Cultura e background

Em algumas culturas ou famílias, expressar sentimentos abertamente pode não ser comum ou até mesmo desencorajado. São muitas as crianças que foram criadas em um ambiente deficiente em comunicação emocional.

Isso pode fazer com que o indivíduo se sinta desconfortável em demonstrar amor de forma verbal.

Falta de habilidade de comunicação

Algumas pessoas têm dificuldade em expressar seus sentimentos verbalmente. Eles podem se sentir mais confortáveis ​​demonstrando amor por meio de ações ou gestos, ao invés de palavras.

Dicas para expressar verbalmente os sentimentos

Algumas das dicas que os psicólogos dão para aliviar o coração:

Comece

Tente exercitar as suas demonstrações de amor, em momentos oportunos, como reuniões de família ou um encontro romântico. Como toda habilidade que desenvolvemos, conseguir expressar verbalmente um “eu te amo” necessita de prática.

Vá aos poucos

Se dizer “eu te amo” parece muito difícil no início, você pode começar com expressões mais leves, como “eu gosto muito de você” ou “você é muito importante para mim”. Isso pode ajudá-lo(a) a se sentir mais confortável gradualmente.

Seja consistente

Declarar amor é algo que pode ser cultivado ao longo do tempo. Continue praticando a verbalização dos seus sentimentos e isso se tornará mais natural com o tempo.

Pratique a autenticidade

Seja autêntico(a) ao expressar seus sentimentos. Não tente forçar ou imitar o que você acha que deve dizer. Concentre-se em ser verdadeiro(a) consigo mesmo(a) e com a outra pessoa.

Use a comunicação não verbal

Se ainda se sente desconfortável em dizer as palavras em voz alta, você pode escrever frases de amor para a esposa ou marido. Ter tempo de qualidade com os amigos e familiares, mostrando para eles o quanto você os ama.

Também pode demonstrar seu amor por gestos, como abraços, beijos, dar um presente que tenha um grande significado para quem recebe

Procure ajuda

Se só de pensar em falar “eu te amo” em voz alta já te gera angústia, ou se você já tentou, mas é algo de muita dificuldade para você, não exite em procurar ajuda profissional.

Um psicólogo vai identificar as possíveis causas dessa barreria e te mostrar soluções, para que isso não seja mais um empecilho nas suas relações.

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filha de Simony, Aysha Benelli conta como transformou seu corpo sem passar por cirurgia

Filha da cantora Simony com o rapper Afro-X, Aysha tem impressionado os fãs pela transformação…

14 horas ago

Claudia Rodrigues faz declaração comovente para a namorada: “Se estou viva, é culpa sua!”

A atriz de 54 anos e a empresária Adriane Bonato estão juntas desde 2022.

17 horas ago

Fim do mistério: Mulher desaparecida em 1972 é encontrada viva aos 68 anos

Sheila Fox tinha apenas 16 anos quando desapareceu sem deixar vestígios em 1972.

2 dias ago

Goleiro de 16 anos morre após defender pênalti com o peito em partida amadora

O acidente ocorreu na madrugada da última segunda-feira (6), em Maués, no Amazonas.

2 dias ago

Jovem relata como contraiu HPV na mão ao frequentar academia

"No começo achei que fosse um calo porque era uma lesão mais grosseira, áspera”, contou…

3 dias ago

Filme de suspense que é considerado um dos melhores dos últimos 10 anos chega à Netflix

O aclamado diretor de "Corra!" e "Nós" mais uma vez arrancou elogios da crítica com…

3 dias ago